Unhas e cabelos são um assunto de extrema importância, e sua saúde está diretamente ligada à nossa alimentação, e aos nutrientes que ingerimos em nosso dia a dia. Mas será que você sabe quais são esses nutrientes? Esse é o assunto do nosso artigo de hoje. Vem comigo!

Unhas e cabelos: como funciona o seu metabolismo?

Diversos fatores são capazes de influenciar a saúde geral e o crescimento dos nossos cabelos e unhas, mas a alimentação é, com certeza, um dos mais importantes. Isso ocorre pois, embora sejam estruturas muito diferentes, unhas e cabelos possuem a mesma origem: as células epiteliais. Além disso, a principal proteína formadora dessas duas estruturas é a queratina, que também possui ligação direta com os nutrientes disponíveis em nosso organismo.

Sua saúde pode se refletir em suas unhas e cabelos

Nosso corpo é uma máquina tão perfeita que consegue nos enviar informações sobre o seu funcionamento geral. Quando não cuidamos da nossa alimentação, não temos um sono de qualidade ou não consumimos água da forma correta, nosso organismo reage e nos envia uma série de “sinais”. Com unhas e cabelos é a mesma coisa. Veja alguns exemplos:

  • Unhas pálidas ou quebradiças podem indicar a deficiência alguns nutrientes;
  • A queda excessiva de cabelos também é um indicador de deficiência nutricional.
Mulher mostrando unhas e cabelos

Fatores que interferem na saúde das unhas e cabelos

Unhas e cabelos sofrem influência de muitas fontes diferentes, como tinturas, exposição excessiva ao Sol, o cloro da piscina e outras. Sendo assim, muitos dos sintomas causados pela deficiência de vitaminas e minerais podem se confundir com esses casos e, por isso, é importante buscar ajuda de um profissional e investigar a situação.

Quais são os principais nutrientes para unhas e cabelos?

Os principais nutrientes que contribuem para a saúde das unhas e cabelos são:

1. Proteínas

Como eu disse lá no início do artigo, a Queratina é a principal proteína estrutural das unhas e cabelos. Então, como é uma proteína, nosso organismo precisa receber aminoácidos constantemente da nossa alimentação para que possa produzir a queratina.

Fontes de Proteínas:

Alimentos de origem animal, geralmente, costumam ser ótimas fontes de proteína. Leite, ovos, carnes, peixes e outros. Caso você não consuma alimentos de origem animal, muitas fontes vegetais podem suprir sua necessidade, como o arroz, o feijão, grão de bico, quinoa, tofu etc.

2. Biotina

Também conhecida por Vitamina B7, faz parte do Complexo B e é extremamente importante para unhas e cabelos, já que participa diretamente na formação da queratina. Trata-se de uma vitamina bem abundante, presente em diversos tipos de alimentos comuns em nossa alimentação. Mas não se engane pois, apesar de se encontrar em vários alimentos, a quantidade é bem pequena comparado às nossas necessidades diárias. Então fique atento!

Fontes de Biotina: frutas, leite, gemas de ovos, nozes e carne vermelha.

Aqui no blog você encontra um artigo inteiro dedicado à Biotina. Vai lá dar uma olhada.

3. Vitamina C

Embora seja muito conhecida por sua função imunológica, a vitamina C possui outras funções relevantes em nosso corpo. Ela é um potente antioxidante e, por isso, combate o envelhecimento celular. Além disso, é essencial na produção do colágeno e outras proteínas que também participam do metabolismo das unhas e cabelos.

Fontes de Vitamina C: frutas cítricas, couve, brócolis, caju e outras.

4. Vitamina D

A Vitamina D está sempre aparecendo em diversos assuntos relacionados à saúde. E com unhas e cabelos ela também tem um papel super importante, já que participa da formação dos folículos pilosos, assim como da manutenção dos já existentes.

Fontes de vitamina D: exposição aos raios solares e alguns alimentos como ovo, leite, carnes e frutos do mar.

5. Vitamina E

Assim como a Vitamina C, a Vitamina E também é um importante antioxidante. Uma das funções dos antioxidantes é a saúde vascular e a circulação sanguínea em si. Com um sistema circulatório mais eficiente, o couro cabeludo fica mais nutrido e fortalecido.

Fontes de vitamina E: vegetais verde escuros, oleaginosas como castanhas e amêndoas, óleos vegetais e outras.

Suplementos podem ajudar

Com a correria do nosso dia-a-dia, é comum que nossa alimentação não seja a mais equilibrada e alguns nutrientes fiquem de fora. Além disso, os colágenos, por exemplo, estão presentes em poucos alimentos, e em quantidades muito pequenas. Nesses casos, a suplementação vai ajudar sim.

Visite o site da Makai e conheça os melhores suplementos do mercado. E coloque suas dúvidas aqui nos comentários que eu venho correndo te ajudar. 😉

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 1 times, 1 visits today)