Quais as principais vitaminas para atletas? Com certeza algumas vitaminas e minerais ajudam a melhorar a performance durante os exercícios físicos, mas você sabe quais são? Esse vai ser o assunto do nosso artigo de hoje e espero que gostem.

O que são vitaminas?

Vitaminas são compostos orgânicos não produzidos pelo organismo e que precisam ser adquiridos a partir dos alimentos. Elas são essenciais em vários processos importantes em nosso organismo, como reações bioquímicas e como catalisadores.

Quais as principais funções das vitaminas?

Vitaminas e minerais agem de muitas formas no nosso corpo, incluindo a produção de hormônios, o metabolismo energético, funcionamento cerebral, contração muscular e muitos outros.

Exercícios Físicos

Durante o exercício físico, nosso corpo é levado a um novo patamar metabólico. Nosso ritmo cardíaco muda, a respiração fica mais acelerada e nossa demanda por energia aumenta muito. Todos esses processos sofrem influência das vitaminas e minerais, por isso é importante manter uma alimentação equilibrada quando se pratica exercícios.

vitaminas para atletas podem ajudar no metabolismo energético

Quais as principais vitaminas para atletas?

Ferro

O ferro é um mineral diretamente ligado ao transporte de oxigênio para os nossos músculos, já que ele é parte da estrutura da hemoglobina em nossas hemácias. Praticantes de exercícios físicos precisam estar sempre atentos aos seus níveis de ferro e à presença do mineral em sua alimentação. 

Fontes:

Ostras, carne vermelha, peixes, passas, tofu, espinafre e muitos outros alimentos.

Vitaminas do Complexo B

Cada vitamina do Complexo B possui um papel na produção de energia. Especificamente, elas trabalham para para quebrar carboidratos em glicose para obter essa energia, além de processar gorduras e proteínas. A vitamina B12 ganha um pequeno destaque pois é uma das responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos e de moléculas de DNA.

Fontes:

Frango, carne, verduras, ovos, leite, feijão e grãos integrais são algumas das principais fontes.

Vitamina D

Essa é uma vitamina muito conhecida popularmente, mas poucas pessoas conhecem a sua importante função na vida dos atletas. A vitamina D é responsável pelo metabolismo do cálcio, sua entrada e saída dos ossos. O cálcio é fundamental tanto para as contrações musculares, como para a formação de novas células musculares. Ou seja, a deficiência de vitamina D vai interferir totalmente na sua prática de exercícios físicos.

Fontes: 

Nossa principal fonte de vitamina D é a exposição ao Sol, mas alguns alimentos como os derivados do leite também são importantes.

Vitamina C

Exercícios de alto impacto possuem um impacto negativo em nosso sistema imunológico, de acordo com várias pesquisas. E sabe quem é excelente no impulsionamento do sistema imunológico? A Vitamina C. Além disso, ela também é importante no metabolismo energético, o que também ajuda com os exercícios.

Fontes: 

Frutas cítricas, brócolis, kiwi, pimentão e outros. 

Magnésio

O magnésio desempenha um papel importante na função nervosa e muscular, além de participar da síntese de proteínas e do equilíbrio eletrolítico. A deficiência de magnésio pode causar estresse muscular e cãibras.

Fontes:

vegetais de folhas verde-escuras, nozes, sementes e grãos integrais.

Suplementos alimentares podem ajudar?

Caso sua alimentação não seja bem equilibrada, os suplementos podem sim ajudar. Às vezes é difícil manter uma dieta equilibrada com a correria do dia a dia e, nesses casos, suplementos alimentares irão complementar suas doses diárias necessárias de vitaminas e minerais.

Como escolher as melhores vitaminas para atletas?

O principal é escolher marcas que levam qualidade a sério. A escolha dos ingredientes, das doses, dos fracos… Tudo isso importa. No site da Makai você encontra suplementos e vitaminas, além de diversas informações importantes.

Se quiser algumas dicas importantes para escolher seus suplementos, veja o nosso artigo sobre o assunto.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 1 times, 1 visits today)