Vitaminas e minerais são peças fundamentais no funcionamento do nosso corpo, participando de praticamente todas as etapas do nosso metabolismo. O objetivo do artigo de hoje é mostrar algumas das menos conhecidas e suas funções. Bora? Bora!

O que são Vitaminas e Minerais?

Vitaminas e minerais são considerados nutrientes essenciais, ou seja, não podem ser produzidos pelo nosso organismo e precisam ser adquiridos através da alimentação.

Conseguimos armazenar vitaminas e minerais em nosso corpo?

Em geral, as vitaminas e minerais não podem ser armazenadas, com exceção da vitamina A, E e B12. Isso nos obriga a manter uma dieta equilibrada o tempo todo, e também é um dos principais motivos para as carências nutricionais, já que algumas pessoas não conseguem consumir todos os nutrientes necessários  de maneira constante.

Pílulas com vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde.

As Vitaminas e Minerais mais importantes e sua funções

Como a quantidade de vitaminas e minerais é muito grande, vou escolher alguns de maior valor e explicar suas funções. 

Vitamina C

A vitamina C costuma ser associada somente aos seus benefícios para a imunidade, mas é um erro pensar assim. Ela possui, sim, papel no nosso sistema imunológico, principalmente na produção de glóbulos brancos (células de defesa). Mas, além disso, a vitamina C é essencial na produção do colágeno em nossa pele e no combate aos radicais livres.

Vitamina K

Essa é muito pouco reconhecida, mas é responsável por uma função crucial à nossa sobrevivência: a coagulação. A carência da vitamina K prejudica toda a cascata de coagulação em nosso organismo e pode levar a problemas muito sérios. Alguns estudos indicam que ela também é importante para a cicatrização.

Selênio

O selênio é um micronutriente pouco popular e, apesar de precisarmos de quantidades muito pequenas, ele atua em diversos processos no nosso corpo. Entre eles, podemos citar a imunidade, o combate ao envelhecimento precoce e a prevenção de diversas doenças.

Zinco

Existem centenas de processos em nosso organismo que dependem deste mineral, principalmente os enzimáticos. Mas, em resumo, o zinco é importante no controle do acúmulo de gordura corporal e na resistência insulínica (que pode levar ao diabetes tipo 2). Sua carência também está associada a sintomas como queda de cabelos, perda de paladar e olfato entre outras.

B12

Também chamada de cianocobalamina, a vitamina B12 está diretamente envolvida na produção das nossas células sanguíneas. Somente essa função já seria o suficiente para classificá-la como extremamente importante, mas a vitamina B12 também atua em nosso sistema nervoso, na formação de neurônios. 

Vitamina E

A vitamina E é um potente antioxidante e ajuda constantemente o nosso organismo no combate aos radicais livres. Esses estão associados a diversos problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares e o câncer. Quando combinada a outros compostos, como o ômega-3 por exemplo, atua como conservante, impedindo sua oxidação.

Cromo

Outro mineral pouco conhecido, o cromo atua de algumas formas em nosso metabolismo energético, principalmente potencializando a ação da insulina. Esse hormônio aumenta a utilização de carboidratos e gorduras em nossas células para a obtenção de energia, assim como aumenta a absorção de proteínas.

Vitamina B9

A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, está diretamente ligada ao desenvolvimento embrionário, com a formação do tubo neural, estrutura que dá origem ao cérebro e à medula. Por isso sempre ouvimos falar do ácido fólico no contexto da gravidez. É importante se certificar de consumir níveis adequados da B9 neste período para garantir a formação normal do sistema nervoso do bebê.

Cobre

Mais um mineral que age de várias formas diferentes em nosso corpo, o cobre está associado com a produção de glóbulos vermelhos, a produção do colágeno na pele, a saúde óssea e, além disso, ainda é um ativador do sistema imunológico. 

Nesse momento você pode estar se perguntando:

“Não sei se consumo todas essas vitaminas e minerais com minha alimentação. O que devo fazer?”

Essa é uma pergunta bem comum, e a primeira etapa é buscar ajuda de um profissional, de preferência uma nutricionista. Além de te ajudar a balancear sua alimentação, o profissional também irá te auxiliar na escolha do suplemento ideal.

Temos um artigo aqui no blog que ajuda a entender as informações presentes em Tabelas Nutricionais de alimentos e suplementos. Vai lá dar uma conferida nessa dica.

Onde comprar as melhores vitaminas e minerais?

Outro ponto importante é buscar por suplementos de alta qualidade, como os da Makai Nutrition. Visitando o site você consegue informações cruciais, e que irão te ajudar a escolher os melhores suplementos.

Aposto que você não conhecia várias destas funções que falamos das vitaminas e minerais. O que achou? Coloca aqui nos comentários.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 1 times, 1 visits today)