A vitamina D é uma protagonista aqui do blog, não é mesmo? Já foram vários artigos e, mesmo assim, sempre voltamos a falar dela em algum momento. Hoje vamos falar de 5 benefícios da vitamina D que talvez você ainda não conheça. Vem comigo!

A Vitamina D

A vitamina D faz parte do grupo das vitaminas lipossolúveis, ou seja, que são solúveis em gordura, assim como as vitaminas A, E e K. 

Sua forma precursora é produzida pelo nosso organismo e, posteriormente, ativada quando nos expomos aos raios solares. 

Quais as funções da Vitamina D?

Entre suas principais funções está o aumento da absorção intestinal de cálcio, magnésio e fosfato. Além disso, ela ainda participa de diversos processos no sistema imunológico, no metabolismo muscular e de ossos e dentes. Vamos falar um pouco mais sobre isso mais a frente.

Quais as fontes conhecidas de vitamina D?

Como acabamos de ver, a principal fonte de vitamina D é a partir da exposição ao sol, mas ela também possui fontes alimentares como a gema do ovo, atum, sardinha, fígado e outros.

Devemos nos preocupar com a deficiência da vitamina D?

Esse é um problema que afeta o mundo inteiro. Cerca de 60% da população possui níveis de vitamina D abaixo do recomendado, mesmo em países como o Brasil, onde há sol durante todo o ano. Isso acontece porque outros fatores também interferem nessa questão, como a idade, os hábitos alimentares, algumas doenças e, principalmente, a nossa rotina. Passamos a maior parte do dia em ambientes fechados, sem exposição ao sol.

Quais os sintomas da falta de vitamina D?

A deficiência de vitamina D pode apresentar muitos sintomas diferentes e, alguns deles, difíceis de identificar. Entre eles podemos citar:

  • Baixa imunidade;
  • Fadiga sem motivo aparente;
  • Dores nas costas;
  • Desânimo constante;
  • Problemas de cicatrização;
  • Perda de cabelo;
  • Dores musculares.
5 benefícios da vitamina d

5 Benefícios da Vitamina D

1. Saúde dos Músculos

A Vitamina D controla o fluxo de cálcio pelo nosso organismo, e o sistema muscular possui duas funções que dependem do cálcio: a contração muscular, e a formação de novas células musculares (“crescimento do músculo”). Por isso, quem pratica musculação deve estar sempre de olho na vitamina D. Sem ela, é quase impossível conseguir bons resultados na academia.

Temo um artigo dedicado a este tema aqui no blog. Vai lá dar uma conferida!

2. Combate à depressão

A vitamina D pode ser uma ferramenta útil para prevenir a depressão, mas também para ajudar pacientes que já apresentam quadro depressivo. Estudos recentes relatam que a deficiência de vitamina D pode estar associada a um aumento de 8 a 14% nas taxas de depressão.

3. Idosos

A vitamina D promove benefícios incríveis para os idosos, já que ajuda com a imunidade, protege contra a osteoporose e diminui a taxa de quedas e fraturas. 

4. Ação contra o Câncer

Uma análise de 25 estudos científicos envolvendo mais de 17 mil pacientes foi feita em 2014. Concluiu-se que a vitamina D é capaz de reduzir a incidência de alguns tipos de câncer, como o câncer de próstata. Mas além disso, ela também reduz a mortalidade por câncer de mama (37%), câncer colorretal (45%) e do linfoma (52%).

5. Sistema Cardiovascular

São vários os benefícios citados na literatura científica relacionando a vitamina D com o sistema cardiovascular. Entre eles podemos citar a redução no risco de AVC e de suas consequências, caso ocorra. Também gera melhorias na função cardíaca de pacientes com insuficiência cardíaca crônica e, finalmente, complementa tratamentos para a hipertensão.

Por que devo suplementar?

Como eu disse anteriormente, mais de 60% da população possui níveis de vitamina D abaixo do recomendado. Você provavelmente é uma dessas pessoas.

Com essa lista de benefícios, a suplementação pode ser a melhor forma de repor sua vitamina D e deixá-la com níveis aceitáveis. É claro que mudar seus hábitos e passar mais tempo ao ar livre e exposto ao sol vai ajudar. Mas caso não consiga, a suplementação pode ser a resposta.

Como escolher um bom suplemento de Vitamina D?

A Vitamina D3 da Makai Nutrition possui características que a tornam a mais completa do mercado: são 150 cápsulas com 2000 UI de vitamina D ativa, matéria-prima de excelente qualidade da BASF e veículo oleoso para aumentar ainda mais a absorção e o aproveitamento do nosso organismo. Consulte seu médico ou nutricionista e escolha sempre suplementos que trarão benefícios reais ao seu dia-a-dia.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 3 times, 1 visits today)