O Ômega-3 e a Imunidade têm uma relação muito mais forte do que você imagina. Não é atoa que o Ômega-3 é o suplemento mais consumido no mundo inteiro, já que possui uma lista enorme de benefícios para a nossa saúde. Vem comigo que o artigo de hoje está muito bom!

O Ômega-3

Para que você entenda direitinho a relação entre o ômega-3 e a imunidade, preciso explicar alguns detalhes, e vou tentar deixar na forma mais simples possível.

Ômega-3 é o nome dado a um grupo específico de ácidos graxos (gorduras) essenciais, ou seja, que não podem ser produzidos pelo nosso corpo e precisam ser obtidos a partir da nossa alimentação.

Os ácidos graxos mais conhecidos desse grupo são o EPA e o DHA, e sua principal fonte é do óleo de peixes de grande profundidade, como bacalhau e atum, por exemplo.

A Imunidade

Embora seja extremamente complexo, nosso sistema imunológico possui uma função muito clara e simples: defender o nosso organismo de microrganismos ou objetos invasores. Ele faz isso a partir de células especializadas e, entre as mais conhecidas, estão os linfócitos e os neutrófilos. 

A Formação de Estruturas

Os ácidos graxos (gorduras)  do Ômega-3 são componentes importantes das membranas das nossas células, incluindo as células do sistema imunológico. Além disso, também são ótimas fontes de energia, atuam na sinalização celular e na produção de hormônios. Por isso é tão importante mantermos uma dieta equilibrada e com gorduras de boa qualidade.

O Ômega-3 e a Imunidade

Agora que já entendemos um pouco melhor todo o panorama, vamos à relação entre as moléculas do Ômega-3 e suas funções em nossa imunidade. 

Mediador

O Ômega 3 atua na regulação da produção de prostaglandinas e leucotrienos, substâncias de extrema importância no processo inflamatório, pois elas ajudam a definir o grau de inflamação gerado durante um processo infeccioso.

Membrana das Células

Mas além disso, os ácidos graxos presentes no ômega 3 também têm papel crucial em outra etapa. Eles regulam funções nas membranas das células do hospedeiro, como sua fluidez e seus mecanismos de entrada e saída. 

Por exemplo, os ácidos graxos podem se incorporar na membrana de neutrófilos (células de defesa) e controlar os mediadores produzidos e causar menos inflamação durante o processo.

Células de Defesa

Eles também melhoram a função dos Macrófagos (outro tipo de célula de defesa), aumentando sua capacidade de englobar corpos estranhos ao nosso organismo (incluindo microrganismos) e, assim, também diminuir o processo inflamatório.

Antiviral

O Ômega 3 também aumenta a resposta antiviral do nosso organismo. Ele faz isso induzindo uma substância chamada IFN (Interferon), que possui como função a diminuição da replicação viral. Ou seja, com a presença dessa substância, os vírus se reproduzem e nos causam menos mal.

Regulador de Citocinas

Os ácidos graxos também possuem a capacidade de regular a resposta antiviral das células T CD8, que são um tipo específico de linfócito. Eles agem modulando as respostas de citocinas a invasores virais e, mais uma vez, conseguem controlar o nível da inflamação proveniente da infecção.

Resumo

Eu sei que alguns dos termos são estranhos e difíceis de entender. Mas a parte importante é que os ácidos graxos DHA e EPA, presentes no Ômega 3, atuam na diminuição de processos inflamatórios, na melhoria das respostas antivirais e no controle da produção de citocinas durante um processo infeccioso viral.

Não se esqueça!

Aqui neste artigo estamos falando exclusivamente da relação entre o Ômega-3 e a Imunidade. Mas, além desses benefícios, o Ômega-3 ainda nos ajuda de diversas outras formas. Então, se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, temos um artigo explicando direitinho. Vai lá fazer uma visita!

molécula para melhorar a concentração de Ômega-3 e a imunidade

A Qualidade Importa, Sim!

Escolha bem os seus suplementos pois não basta que um produto tenha escrito Ômega-3 em seu rótulo. Busque marcas que se preocupem com os seus clientes e que ofereçam produtos de qualidade. No site da Makai você consegue todas as informações necessárias para identificar um Ômega-3 de extrema qualidade. Se ainda ficarem dúvidas, coloque aqui nos comentários que eu venho responder, ok?

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 1 times, 1 visits today)