Você sabe como o colágeno atua em nossa pele? Vem comigo que vou explicar de maneira bem simples pra não restar nenhuma dúvida.

Durante a nossa vida, diversos fatores internos e externos agem a favor do nosso envelhecimento, mas é em nossa pele que sentimos os primeiros sintomas da idade chegando. Exatamente por isso os suplementos à base de colágeno são tão conhecidos e utilizados. Eles prometem retardar o processo de envelhecimento da pele e, além disso, eliminar as temidas rugas. 

O que é Colágeno?

O colágeno é uma proteína de extrema importância para o nosso corpo, responsável por formar fibras que serão utilizadas em diversos órgãos e estruturas. O local onde se encontra em maior quantidade é a pele, onde representa cerca de 80% do seu peso seco.

Como o Colágeno funciona?

Na pele, a principal função do colágeno é promover firmeza. Mas, além disso, ele também atua na resistência e na elasticidade e, por isso, é encontrado também em outros locais do nosso corpo como músculos, ossos, tendões e articulações.

Como o colágeno participa do processo de envelhecimento?

Existem muitos fatores que contribuem para o envelhecimento da nossa pele, sejam eles internos ou externos. 

A diminuição na produção do colágeno em nosso organismo é o principal fator interno. Sua quantidade diminui cerca de 1% ao ano a partir dos 30 anos de idade. E piora ainda mais em mulheres na menopausa, onde aproximadamente 2% é perdido por ano.

Entre os fatores externos de maior importância, podemos citar a exposição excessiva ao sol, o tabagismo, alimentos processados, bebidas alcoólicas e o estresse. Todos esses fatores interferem em alguma etapa do metabolismo da pele, acelerando o surgimento dos sinais de envelhecimento.

Como o colágeno atua em nossa pele?

Nossa pele é formada por muitas camadas, mas as principais são a Epiderme e a Derme. Essa segunda, a Derme, é a mais profunda, e também é onde a maioria das fibras de colágeno se encontram.

Dizer que é a camada mais profunda é importante pois explica o porquê de cremes e loções terem poucos resultados em tratamentos contra rugas, já que eles não conseguem alcançar a profundidade necessária.

Estrutura demonstrando como o colágeno atua na nossa pele.

A etapas de funcionamento do colágeno são:

1. Ingestão

Aqui estamos falando do consumo diário de Colágeno Verisol®, na forma de Peptídeos Bioativos de Colágeno. Ou seja, os suplementos à base de colágeno de extrema qualidade, e que são diluíveis em água ou sucos e consumidos diariamente, como o nosso queridinho Colágeno Makai Pure.

2. O estímulo

Os peptídeos bioativos de colágeno estimulam as células presentes na derme a produzirem mais colágeno. Com isso, conseguimos atrasar a evolução natural do envelhecimento e aumentar a produção do colágeno na nossa pele.

3. A mudança

Em cerca de 4 semanas as primeiras mudanças já começam a aparecer. A estrutura dérmica já apresenta maior quantidade de colágeno, as rugas já começam a se tornar mais suaves e a pele, em geral, já se encontra mais firme.

4. Os resultados

Conforme continuamos com a suplementação, os resultados se tornam cada vez mais claros. Com 2,5g de colágeno ingeridos diariamente, podemos esperar significativo aumento em sua quantidade no organismo, cerca de 60%. Além disso, também há aumento da elasticidade, redução no volume das rugas e aumento da elastina na pele.

Aproveite para conhecer mais sobre o Ácido Hialurônico, principal “parceiro” do colágeno nos suplementos para cuidados com a pele, unhas e cabelos.

Dica extra:

Há sempre a associação direta do colágeno com a pele. Mas o que poucas pessoas sabem é que o colágeno também possui grande influência na saúde de nossas unhas e cabelos. Além de aumentar a resistência, a taxa de crescimento também melhora muito com o consumo de colágeno. Você sabia dessa dica?

Agora vamos à pergunta que mais recebemos: 

O colágeno também ajuda com as celulites?

A resposta é sim! O colágeno também ajuda a reduzir as temidas celulites. 

As celulites são causadas principalmente por distúrbios na matriz dérmica, em conjunto com o excesso de gordura subcutânea e fluidos entre os tecidos, formando saliências na derme. 

Lembra que falei ali em cima do local de ação do colágeno? A derme! O colágeno apresenta efeitos benéficos para a derme, preenchendo e regulando a quantidade de fluidos, tornando toda a estrutura muito mais equilibrada e saudável.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 8 times, 1 visits today)