Alguns nutrientes para a pele não são muito conhecidos, embora sejam extremamente importantes. Todo mundo tem uma receitinha mágica que não ajuda em nada, ou um creme revolucionário novo prometendo te deixar anos mais jovem, mas que não traz benefício nenhum. Não se enganem! No fim das contas, tudo está relacionado aos nutrientes que seu organismo tem à disposição.

Hoje vamos falar de 8 nutrientes essenciais para os cuidados com a pele. Vem comigo!

Colágenos

Os colágenos são proteínas encontradas em grande quantidade no nosso corpo. Eles são formados por fibras e, de acordo com a configuração delas, são classificados por “Tipos”. 

Mais de 30 tipos de colágenos já foram descobertos, mas o mais comum é o Colágeno Tipo I, encontrado na pele, tendões e ossos. Suas funções nesses tecidos são a sustentação, firmeza e elasticidade.

Ácido Hialurônico

Muito abundante em nosso organismo, sua principal função é o preenchimento do espaço entre as células nos tecidos, reduzindo a aparência das rugas e linhas de expressão, e aumentando a elasticidade. Além disso, também possui papel importante na hidratação da pele, na cicatrização e na produção de colágeno.

Ácido Pantotênico (Vitamina B5)

Umas das queridinhas das mulheres, a vitamina B5 possui função importante na renovação e reparação da pele. Nos cabelos ela atua na pigmentação, sendo capaz de atrasar o aparecimento de fios brancos.

Ácido Ortosilícico

É a forma biodisponível do mineral Silício e, por isso, pode ser utilizada pelo nosso organismo de forma mais rápida e efetiva. Ele age estimulando a produção de colágeno e elastina, promovendo assim maior densidade da pele. Também está diretamente envolvido na síntese e compactação da queratina, tanto no cabelo quanto nas unhas.

Biotina (Vitamina B7)

Além de evitar o ressecamento da pele, a Biotina atua em conjunto com a Vitamina A promovendo ainda mais hidratação. Sua deficiência no organismo está diretamente ligada ao enfraquecimento de unhas e cabelos.

Vitamina C

Muito conhecida por sua função em nosso sistema imunológico, a Vitamina C é um dos principais nutrientes quando o assunto é saúde da pele. Ela é essencial na produção dos colágenos em nosso corpo e, também, promove elasticidade e hidratação. 

Vitamina A

Sua principal função é a renovação celular. O Retinol, substância derivada da vitamina A, e muito utilizada na indústria cosmética, ameniza a flacidez e promove uma aparência mais firme e uniforme à pele.

Vitamina E

Poderoso antioxidante, possui como principal função o combate aos radicais livres, responsáveis por diminuir a produção de colágeno e pelo surgimento de manchas na pele.

Alimentos com todos os nutrientes para a pele

Por que devo suplementar esses nutrientes para a pele?

Alguns dos nutrientes para a pele dessa lista não fazem parte da nossa rotina alimentar. O colágeno, por exemplo, é encontrado no tutano dos ossos e em cartilagens. 

Existe outro motivo, além desse. Com a chegada da idade, nosso corpo passa a produzir quantidades menores de colágeno e ácido hialurônico. Esse processo é gradativo e ocorre a partir dos 30 anos, exatamente quando começamos a nos deparar com as rugas. 

Como faço para escolher o melhor suplemento?

Aqui não tem muito segredo. Embora pareça complicado por conta da quantidade de nutrientes e os nomes estranhos, é mais simples do que você imagina.

Opte sempre por marcas que levem a qualidade dos seus produtos a sério. A matéria prima importa, sim! Outro ponto importante na hora de escolher o seu suplemento é a concentração dos nutrientes. Compare entre as marcas, e veja qual oferece as maiores quantidades. 

Dica Extra: Aprenda a ler os rótulos dos suplementos

Todas as informações dos produtos devem estar, obrigatoriamente, presentes em seus rótulos. Por isso, o rótulo é tudo o que precisamos para saber o que iremos consumir.

Temos um artigo inteirinho de como entender as informações dos rótulos aqui em nosso blog. Vai dar uma olhadinha. Essa dica vai servir para sua vida inteira e te ajudar a comprar qualquer tipo de alimento.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 8 times, 1 visits today)