A dor articular é uma realidade em diversas situações. Seja devido ao avanço da idade, ou à prática de exercícios de alto impacto, é comum que nossas articulações sofram desgastes.

Hoje vamos falar sobre a dor articular e formas de preveni-la. Bora? Bora!

Causas da dor articular

Idade

Conforme nossa idade vai avançando, nosso corpo sofre modificações e torna-se um pouco menos eficiente a cada ano que passa. Um dos fatores relacionados à dor articular, e que é consequência da idade, é a diminuição na produção de colágeno.

A partir dos 30 anos de idade, nossa produção de colágeno diminui cerca de 1,5% a cada ano, o que tem consequências em diversas partes do nosso corpo, como a pele e as articulações.

Exercícios de Alto Impacto

Outra causa bem comum da dor articular é a prática de exercícios de alto impacto. Nessa modalidade, os atletas forçam seus corpos e testam seus limites. Como consequência, algumas estruturas acabam sofrendo, e o desgaste articular é bem corriqueiro.

Doenças Articulares

Algumas enfermidades também acometem as articulações, gerando desgaste, inflamação e dor. Algumas delas são: artrose, artrite, artrite reumatóide, gota, tendinite e outras.

Quais as principais consequências dos problemas articulares?

O desgaste das articulações, qualquer que seja a sua origem, gera uma série de problemas que podem, inclusive, evoluir para deformações. A inflamação gera dor e diminuição na amplitude dos movimentos, atrapalhando toda a nossa rotina e nos impedindo de realizar nossas tarefas do dia a dia.

Tenho dor articular. O que devo fazer?

O mais importante é buscar ajuda profissional e identificar o seu problema. Se sua dor persiste há muito tempo, não deixe para depois ou sua situação pode piorar.

Alongamentos podem ajudar com a dor articular

Qual o tratamento para dor articular?

Existem muitas formas de cuidar da dor articular. A fisioterapia é um recurso muito usado nesses casos, mas também existem remédios, suplementos e exercícios de reforço. Outra fonte de ajuda muito bem vinda é a alimentação. Diversos nutrientes têm propriedades anti-inflamatórias e sinergia com as articulações, como por exemplo o colágeno.

Como o colágeno pode ajudar?

São vários os tipos de colágeno em nosso organismo, mas o colágeno tipo 2 é especial para as articulações. Suas fibras promovem mais resistência às nossas articulações. Ele é o principal responsável pela sustentação e elasticidade em tendões, ligamentos e cartilagens, sendo essencial para a proteção das nossas “juntas”.

Suplementos podem ajudar com a dor articular?

Claro que sim! Como eu disse lá no início, nosso corpo produz cada vez menos colágeno conforme ficamos mais velhos. Se um suplemento possui a capacidade de ajudar na produção dessa molécula tão importante, devemos sim usá-lo. 

Além de ajudar a aumentar a produção de colágenos em nosso organismo, alguns suplementos ajudam também na modulação do sistema imunológico, diminuindo a inflamação causada pelo desgaste articular e, consequentemente, a dor.

O Cartri Flex possui tudo que você precisa para combater a dor articular

Um suplemento especial para os cuidados com as articulações é o Catri Flex, da Makai Nutrition. Ele é um suplemento à base de colágeno, 100% natural e que é obtido com a moderna tecnologia Collavant n² da Bioiberica, a gigante espanhola.

Entre os benefícios do seu consumo, podemos citar:

  • Modulação do sistema imune para diminuição da inflamação;
  • Redução da dor articular;
  • Reparação das articulações;
  • Estímulo na produção de colágeno nativo;
  • Aumento na amplitude dos movimentos;
  • Prevenção e controle do processo de desgaste articular.

Aqui em nosso blog você também encontra outros artigos sobre o colágeno e suas propriedades. Vai lá dar uma olhadinha e me diz nos comentários se você gostou! 😉

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 15 times, 1 visits today)