A Biotina é um daqueles nutrientes mega importantes para os cuidados com a beleza. Sua importância é tão grande, que ela chega a ser chamada de “Nutricosmético” devido aos seus benefícios para a pele.

Conheça um pouco mais sobre a Biotina e suas funções no artigo de hoje. Vem comigo!

O que é a Biotina?

Dona de vários nomes, a Biotina também é conhecida por Vitamina B7 ou Vitamina H. Ela faz parte do grupo de vitaminas hidrossolúveis, ou seja, é capaz de se dissolver em água e, por isso, o nosso corpo consegue absorvê-la mais facilmente. Além disso, por ser hidrossolúvel, também pode ser excretada de forma mais simples, diferentemente das vitaminas lipossolúveis que podem se acumular e se tornar tóxicas.

Quais as Fontes da Biotina?

Trata-se de uma vitamina bem abundante, presente em diversos tipos de alimentos comuns em nossa alimentação. Mas não se engane pois, apesar de se encontrar em vários alimentos, a quantidade é bem pequena comparado às nossas necessidades diárias. Então fique atento!

Alguns dos alimentos ricos em biotina são: frutas, leite, gemas de ovos, nozes e carne vermelha. 

Fontes de biotina

Curiosidade:

Você já ouviu falar que o nosso intestino é repleto de bactérias? É verdade! Muitos microrganismos vivem em nosso intestino e formam juntos a chamada “Microbiota Intestinal”. Em geral, esses microrganismos vivem em harmonia e trazem benefícios para o nosso corpo e, um deles, é a produção de Biotina. Sim! Existem bactérias no seu intestino que produzem Biotina para você! 🤯

Quais são as principais funções e benefícios da Biotina?

Metabolismo Energético

Sendo parte do Complexo B, uma de suas principais funções é no metabolismo energético, onde ela atua nos ajudando a transformar gorduras, carboidratos e proteínas em energia. É com essa energia que o nosso corpo exerce todas as suas funções.

Coenzima

A Biotina também possui papel importante na ativação de enzimas importantes na produção de glicose, ácidos graxos e na síntese de aminoácidos (unidades que formam as proteínas). 

Saúde da Pele

Na pele, a Biotina atua de diversas formas e, por isso, é ainda mais importante para nossos cuidados estéticos do que as pessoas imaginam.

Primeiramente, ela participa da formação do colágeno, já que faz parte do metabolismo do zinco, um importante antioxidante. Este, também faz parte da cascata de reações que leva a produção do colágeno.

Além disso, a Biotina  também é importante na produção de queratina, importante na formação da pele, unhas e cabelos.

Mas não acaba aí! Como a Biotina é crucial no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, acaba atuando também na hidratação da pele.

Unhas e Cabelos

Como acabamos de falar, a biotina é parte da produção de queratina. E é ela quem torna nossas unhas mais fortes e menos quebradiças.

Nos cabelos, a biotina participa da formação dos folículos pilosos e possui ação antioxidante. 

Conheça todos os Nutricosméticos aqui! Tenho certeza de que irão te ajudar nos seus cuidados coma beleza.

Emagrecimento

Vamos com calma nessa parte! A Biotina ajuda sim no emagrecimento, mas indiretamente. Como ela atua no metabolismo energético, suas ações são importantes no nosso metabolismo geral e podem ajudar no processo de emagrecimento.

Fique de olhos abertos!

A deficiência de vitamina B7 pode trazer prejuízos para a nossa saúde e, por isso, é importante realizar exames periódicos e buscar orientação profissional. Se for necessário, a suplementação ajuda a manter os níveis ideais dessa vitamina tão crucial.

Visite o site da Makai e conheça o Multi-V, polivitamínico feito especialmente para você!  São diversas vitaminas ativas e minerais que trarão diversos benefícios para a sua saúde. 

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 10 times, 1 visits today)