Você sabia que a Vitamina D e a musculatura possuem uma enorme conexão? Sim!

A Vitamina D continua nos surpreendendo e, conforme os estudos vão sendo realizados, mais benefícios do seu consumo vão sendo descobertos. Hoje vamos falar um pouco sobre sua atuação no metabolismo muscular e espero que fique ainda mais claro como é importante cuidar das nossas vitaminas.

A Vitamina D

Como já vimos várias vezes aqui no site, a Vitamina D possui diversos benefícios para o nosso corpo. Alguns cientistas, inclusive, já passaram a chamá-la de “Hormônio D” devido à sua importância.

Trata-se de uma vitamina lipossolúvel, e com um mecanismo de produção bem diferente das demais vitaminas, já que o processo se inicia com a nossa exposição aos raios solares.

Quais as funções da Vitamina D?

Sua função mais conhecida, e uma das principais, é o metabolismo do cálcio nos ossos e dentes. Em conjunto com o paratormônio, ela controla a entrada e saída do cálcio do nosso tecido ósseo e a formação de algumas células.

A pandemia também colocou em alta a sua atuação em nosso sistema imunológico, já que ela atua como um importante imunomodulador. Além disso, a vitamina D também possui outras formas de atuar em nosso organismo, até mesmo no controle da depressão. Mas não quero entrar em muitos detalhes e tirar o foco do artigo.

Se quiser conhecer mais detalhes da vitamina D, temos um artigo dedicado a ela e todos os detalhes explicados de maneira bem simples.

A Deficiência de Vitamina D

Apesar da “facilidade” na obtenção da vitamina D a partir dos raios solares, sua deficiência é um problema de nível mundial. Mais de 60% da população possui níveis baixos de vitamina D, mesmo em países de clima tropical como o Brasil. Passamos a maioria dos dias em ambientes fechados e somente a Vitamina D vinda de alimentos não é suficiente. Nesses casos, é importante buscar orientação profissional e buscar ajuda nos suplementos.

a relação entre a vitamina d e a musculatura

A Vitamina D e a Musculatura

Agora, vamos ao ponto que mais nos interessa hoje: a relação da vitamina D com a nossa musculatura. 

Existem, basicamente, três vias onde a vitamina D é importante para o metabolismo muscular. Mas antes, preciso dizer que o cálcio é o protagonista dessa história. E como a vitamina D controla os níveis de cálcio, ela se torna crucial.

As três vias são: 

– A regulação do transporte do cálcio, ou seja, sua entrada e saída das células musculares;

– A participação das moléculas de vitamina na síntese de proteínas e, consequentemente, na produção de novas células musculares;

– Na cinética de contração das fibras musculares, já que sem cálcio não há contração muscular.

Ahhh mas eu não entendi nada! Isso tá muito científico” (Eu ouvi vocês reclamando daqui!)

De forma mais simples, veja quais os resultados causados pela Vitamina D em nossos músculos.

– Importante na manutenção da massa muscular. Ou seja, se você pratica esportes como a musculação, por exemplo, a sua recuperação muscular e o “crescimento” dos seus músculos dependem da vitamina D;

– A força muscular também sofre interferência da vitamina D, assim como a velocidade de contração e o equilíbrio corporal. Por exemplo, existem estudos que indicam maior número de quedas em idosos com baixos níveis de vitamina D.

Viu só como a Vitamina D é importante na saúde dos nossos músculos?

Como escolher os suplementos?

Como eu disse, a maioria das pessoas possui níveis baixos de vitamina D. É bem provável que você possua níveis baixos de vitamina D. Já fez o exame de laboratório alguma vez? Como biomédico, uma das minhas funções é analisar resultados de exames. E digo uma coisa sobre a vitamina D: a quantidade de pessoas com deficiência é MUITO maior que os 60% ditos pela OMS.

Use suplementos, sim! Eles vão ajudar a cobrir essa lacuna criada pela alimentação e falta de exposição ao sol. Mas antes, busque ajuda profissional e faça os exames. É importante controlar pois o excesso de vitamina D pode trazer prejuízos para nossa saúde.

Tem um artigo aqui no blog que ensina o passo a passo para escolher bem as suas vitaminas. Vai lá dar uma olhadinha!  😉

E aproveite para fazer uma visitinha ao site da Makai Nutrition. Tem várias informações legais e ofertas em andamento!

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 24 times, 1 visits today)