Escolher o Ômega-3 pode ser uma tarefa muito difícil. Como se trata do suplemento mais consumido em todo o mundo, existem muitas marcas diferentes disponíveis, o que acaba causando confusão na hora da escolha.

Hoje eu vou dar dicas de como escolher o seu Ômega-3 e garantir os melhores benefícios. Vem comigo!

O que é Ômega-3?

O termo Ômega-3 se refere a um conjunto de ácidos graxos poliinsaturados encontrados em peixes de grande profundidade, como a sardinha, por exemplo. Entre esses ácidos graxos, os mais importantes são o EPA e o DHA (A concentração desses dois é de extrema importância).

Quais são os benefícios do Ômega-3?

Existem vários e vários benefícios citados na literatura científica a respeito do Ômega-3, e muitos outros continuam surgindo conforme novos estudos vão sendo realizados.

Alguns deles são:

Sistema Imunológico

Os ácidos graxos presentes no Ômega-3 (EPA e DHA) são importantes componentes estruturais das membranas de nossas células. E é exatamente nessas estruturas que ele exerce uma de suas principais funções em nosso organismo: a imunomodulação.

Exercícios Físicos e Emagrecimento

A maioria das pessoas nem imagina, mas o ômega-3 é um excelente aliado na prática de exercícios físicos. Sim! E ele ajuda de diversas formas, como o aumento da recuperação muscular, por exemplo. Mas além disso, também promove aumento de força e potência nos músculos e melhora, consideravelmente, o ganho de massa magra.

Combate à Depressão

No caso das doenças neurológicas, como a depressão, os ácidos graxos EPA e DHA possuem atuação importante. Quando estamos com níveis baixos desses ácidos graxos em nosso organismo, a comunicação entre os nossos neurônios é muito reduzida, e este quadro está diretamente relacionado à doenças neurológicas.

Diversos estudos científicos apontam a utilização de ômega-3 como um poderoso aliado no combate à depressão, porém sem efeitos colaterais, comumente encontrados nos medicamentos utilizados nesses casos.

Prevenção de Doenças Cardiovasculares

O Ômega-3, principalmente quando combinado à vitamina E, possui imenso poder antioxidante. Portanto, atua diretamente na diminuição de substâncias oxidativas em células dos vasos sanguíneos. Também promove diminuição da pressão arterial em pacientes hipertensos e ajuda a controlar níveis de colesterol. Todos estes fatores contribuem para a saúde cardiovascular.

Caso queira conhecer outros benefícios, nosso blog tem vários artigos sobre o Ômega-3, incluindo um dos seus benefícios para as articulações.

Escolher o Ômega-3 é a parte mais importante para conseguir os benefícios.

Como escolher o melhor Ômega-3?

1. Concentração e Pureza

A pureza do seu Ômega-3 é essencial, já que ela vai definir o quanto do que realmente importa você está consumindo. Ou seja, a concentração de EPA e DHA. O ideal é que sua dose diária desses dois ácidos graxos seja de, no mínimo, 1200 mg somados.

2. Forma do Ômega-3

Essa é uma das dicas mais importantes: seu Ômega-3 deve estar na forma TG (triglicerídeo). Essa é sua forma natural, sem modificações feitas em laboratório. Por isso, é muito melhor absorvida pelo nosso organismo e não causa desconforto gástrico. A taxa de absorção pode ser até 70% maior na forma TG, o que vai gerar mais benefícios.

3. Vitamina E

Além de ser uma excelente vitamina, e gerar uma gama enorme de benefícios ao nosso organismo, a vitamina E é um potente antioxidante. Quando ela está presente na fórmula do seu Ômega-3, ela impede sua degradação e o mantém funcional por mais tempo. 

4. Frasco opaco

A luz é capaz de destruir as moléculas de Ômega-3 e, por isso, até a cor do frasco faz diferença nos benefícios que você irá receber. Opte por frascos escuros e que impedem a exposição das cápsulas à luz.

Atenção!

Não seja enganado por produtos de baixa qualidade. Apesar de existirem muitos, eles provavelmente não irão promover os benefícios prometidos. Basicamente você estará jogando o dinheiro no lixo.

Se ainda estiver com dúvidas, pode colocar aqui nos comentários e eu tento ajudar. E se quiser saber um pouco mais sobre suplementos de qualidade, faça uma visita ao nosso site.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 25 times, 1 visits today)