Não sei com vocês, mas eu sempre fico de olho quando encontro dicas de como melhorar a imunidade. Entre os problemas da pandemia, os surtos de influenza, alergias e todos os outros problemas relacionados ao nosso sistema imunológico, é melhor prevenir, né?!

Hoje vamos falar sobre a imunidade e algumas formas de deixá-la sempre pronta para o que der e vier. 

O que é a Imunidade?

Nosso corpo é formado por uma enorme variedade de células e, entre elas, as células de defesa. Entre as mais conhecidas estão os linfócitos e os neutrófilos, e elas são responsáveis por defender o nosso organismo de invasores e quaisquer estruturas estranhas.

Quais os tipos?

O Sistema Imunológico é dividido em dois: a Imunidade Inata e a Imunidade Adaptativa.

Imunidade Inata

Com a Inata, a resposta é mais rápida e menos específica, e é representada por barreiras físicas (como a pele), químicas e biológicas, além de células e moléculas. Se um corpo estranho é detectado em nosso organismo, a imunidade Inata é a primeira a reagir.

Por exemplo, quando furamos o dedo com uma farpa de madeira, por exemplo, rapidamente o local fica dolorido, vermelho, inchado e quente. São os 4 sinais típicos da resposta inflamatória, o que demonstra a ação rápida da nossa imunidade inata, enviando células de defesa e substâncias químicas como reação ao corpo estranho, ou seja, a farpa de madeira.

Imunidade Adaptativa

Aqui as coisas acontecem de uma forma muito mais preparada, inteligente e específica. Também chamada de Imunidade Adquirida, ela é capaz de aprender sobre os “invasores”, além de memorizar essas informações durante muitos e muitos anos. É na Imunidade Adaptativa que entram em cena os famosos anticorpos, substâncias criadas para destruir organismos invasores. 

A vacina é um ótimo exemplo de imunidade adaptativa. Injetamos em nosso corpo uma parte do microrganismo capaz de gerar “conhecimento” ao nosso sistema imunológico, mas incapaz de gerar a doença. Isso faz com que o nosso sistema imunológico se prepare para um possível contato com esse microrganismo no futuro, e aprenda a combatê-lo. É daí que surge o termo “Memória Imunológica”, que basicamente quer dizer que o nosso sistema imunológico se lembra daquele microrganismo e sabe como neutralizá-lo.

Escudo da imunidade contra microrganismos

Como podemos melhorar a nossa Imunidade?

Agora que você já tem uma ideia geral de como funciona o Sistema Imunológico, podemos começar a focar nas dicas de como torná-lo mais eficiente. Todos os alimentos, suplementos ou hábitos de vida que facilitem alguma parte destes processos, direta ou indiretamente, serão bons para a nossa Imunidade.

1. Escolha bem os seus alimentos

Diversos nutrientes encontrados nos alimentos possuem papel fundamental na nossa imunidade. Exatamente por isso, devemos comer sempre de forma balanceada, variando ao máximo os tipos de alimentos que consumimos.

Exemplos de nutrientes importantes: vitamina C, zinco, vitamina D e ômega-3  são alguns dos principais.

2. Pratique Exercícios Físicos

A prática de exercícios físicos ajuda o nosso corpo a trabalhar da melhor forma possível. É de extrema importância reservar algum tempo do nosso dia para, pelo menos, fazer uma caminhada. Caso você esteja completamente parado e sem condicionamento, busque auxílio de um profissional para te ajudar. 

Dê uma olhada em nosso artigo com dicas para ter mais energia no dia-a-dia.

3. Invista na qualidade do seu Sono

Assim como se movimentar é muito importante, o descanso também faz parte da conversa quando o assunto é imunidade. Crie hábitos que te ajudem a dormir cedo, e no mesmo horário todos os dias. Uma dica legal é deixar o celular fora do quarto, já que sua luz nos mantém em vigília e pode acabar atrapalhando o nosso sono.

4. Suplementos ajudam sim!

Com toda a nossa correria no dia-a-dia, é difícil mantermos uma alimentação regrada e saudável. Nesses casos, é importante buscar orientação de um profissional e investir em suplementos alimentares. Eles irão fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo mesmo em dias mais difíceis. Além disso, com os suplementos você pode focar exatamente nas suas necessidades, e resolver problemas de carências nutricionais de forma mais prática.

5. Viva a vida de forma leve!

Essa dica é um pouco subjetiva, mas de grande importância. Diversos estudos relacionam a nossa felicidade com o estado no nosso organismo. Então, mantenha-se sempre cercado de amigos e familiares, cuide da sua saúde mental e divirta-se ao máximo. Tudo isso vai te ajudar a manter a imunidade em dia.

6. Beba Água!

Beba água! É isso! =)

Importante!

Sempre utilize suplementos de qualidade. O fato de existir na farmácia um frasco escrito “vitamina” não quer dizer que ele realmente vai te trazer algum benefício. Escolha marcas que realmente se importem com seus clientes e ofereçam produtos de qualidade. Visite o nosso site e dê uma olhada em tudo o que trabalhamos. Tenho certeza de que irá notar o nosso comprometimento e a nossa preocupação em te entregar somente o que há de melhor!

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 9 times, 1 visits today)