Hoje vamos falar sobre o DHA, um dos ácidos graxos presentes no Ômega-3, e em como ele é importante para nossa saúde.

Estamos sempre voltando ao assunto “Ômega-3”, né? Não importa o quanto já falamos dele, sempre surgem novos benefícios e atuações no nosso bem estar.

O que é o DHA?

Como eu disse ali em cima, o DHA é um dos ácidos graxos que compõem o grupo chamado de Ômega-3, e a sigla DHA é referente ao seu nome (extremamente difícil de pronunciar, inclusive): Ácido Docosa-hexaenóico. Sim, eu sei. Vamos usar somente a sigla DHA a partir de agora, ok?

Quais as fontes conhecidas de DHA?

O DHA é encontrado principalmente em peixes de água fria, como o salmão, a sardinha e o atum, por exemplo. E, apesar destes alimentos não estarem muito presentes em nossa cultura alimentícia, a Organização Mundial de Saúde preconiza que devemos consumir cerca de 200 mg de DHA por dia. Esse fato sozinho já demonstra um pouco de sua importância para nossa saúde.

Se quiser saber um pouco mais sobre o ômega-3, visite nosso artigo dedicado a ele no blog.

Quais os benefícios do DHA para nossa saúde?

Uma grande parte dos benefícios do Ômega-3 é proveniente do DHA. Vamos falar de alguns deles logo abaixo.

  1. Aprendizado e Memória

Nosso cérebro é formado por milhões de células, os neurônios. Em sua estrutura, os neurônios possuem uma espécie de “cauda” e, nela, é possível encontrar uma membrana especial formada por gorduras (como o DHA): a bainha de mielina. Essa estrutura é que permite a comunicação entre os neurônios, denominadas sinapses. Exatamente o que faz com que a gente consiga aprender e memorizar tudo à nossa volta. Quanto mais sinapses, maior o aprendizado.

  1. Saúde dos olhos e da visão

O DHA é um importante componente estrutural dos nossos olhos, já que faz parte das gorduras presentes na mácula ocular e na formação dos fotorreceptores. Sendo assim, ele ajuda na proteção e renovação de partes importantes da nossa visão e reduz o risco de doenças como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Como ele também é um importante anti-inflamatório, acaba ajudando na prevenção da Catarata, uma doença comum e proveniente de inflamação dos tecidos oculares.

  1. Sistema Imunológico

Sua atuação no sistema imunológico não é uma das mais conhecidas, mas deveria. Assim como ocorre com os neurônios, outras células do nosso corpo possuem o DHA em suas membranas. E as estruturas formadas por ele nas membranas são responsáveis, entre outras coisas, por controlar a forma com que nossas células de defesa trabalham. Em resumo, o DHA presente na membrana das células ajuda a equilibrar nossa defesa, diminuindo a formação de substâncias com potencial de nos prejudicar. 

Como esse caso é um pouco mais complexo, vou usar um exemplo. Durante a infecção pelo Coronavírus (esse mesmo da pandemia que vem nos afligindo há tanto tempo), uma das complicações que ocorrem no nosso corpo é a chamada “tempestade de citocinas”. Ou seja, nosso sistema imunológico reage de forma tão forte contra o vírus, que acaba nos prejudicando. O DHA ajuda a controlar essa reação e a torná-la mais branda, de forma a não nos prejudicar.

Temos um artigo falando da relação entre a infecção causada pelo covid e o Ômega-3. Vale muito a pena a leitura.

  1.  Durante a Gravidez

A gravidez é um período de extrema importância, e com diversos tipos de desafios para o corpo feminino. Como um novo ser está sendo “montado” (rsrsrs), é de se esperar que a demanda por nutrientes seja aumentada. Com o DHA não é diferente. Ele atua de diversas formas na gestação, tanto para a saúde da mãe quanto do bebê: na formação de tecidos e do sistema imunológico. Além disso, também ajuda na diminuição de complicações  gestacionais como o diabetes, a pré-eclâmpsia, a hipertensão e a depressão.

Temos um artigo mais detalhado sobre isso aqui no blog. Passa lá pra dar uma olhada.

  1. Poder anti inflamatório

Esse é um dos maiores benefícios do DHA para nossa saúde, pois ele acaba nos ajudando de muitas formas. Por exemplo, sua ação anti inflamatória pode nos ajudar a combater dores articulares causadas por artrite e artrose. Pode até ajudar a prevenir problemas cardiovasculares, ou qualquer outro problema relacionado às inflamações crônicas.

Pílulas com DHA em seu conteúdo

Suplementação

Como eu disse lá em cima, é difícil consumir a quantidade diária indicada de DHA devido à nossa cultura, entre outros fatores. Neste caso, o ideal mesmo é buscar um bom suplemento de Ômega-3, boa concentração de DHA e ingredientes da melhor qualidade e pureza possíveis.

Conheça o Ômega-3 TG Premium com Vitamina E da Makai® Nutri.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 25 times, 1 visits today)