Os ácidos graxos do ômega-3 são incríveis para nossa saúde e já falamos de diversas de suas atuações aqui no blog, e não é diferente na gestação.

Hoje vamos focar somente em seus benefícios para as gestantes e lactantes, pois tenho certeza de que vai ajudar muita gente a entender como esses compostos ajudam nessa fase tão importante. 

O que é o Ômega-3?

Para começarmos, vamos relembrar um pouquinho sobre o ômega-3 e suas funções gerais.

O termo Ômega-3 refere-se a um grupo de ácidos graxos (gorduras) extremamente benéficos para a nossa saúde, e os principais são o EPA e o DHA.

Se você quiser saber mais detalhes, temos um artigo aqui no blog falando tudo.

Benefícios Gerais (Spoiler: também se aplicam à gestação)

Como eles fazem parte da composição das membranas das nossas células, estão presentes em  praticamente todos os tecidos do nosso corpo. A partir daí, suas funções são diversas: 

  • Sistema imunológico mais equilibrado e eficiente;
  • Melhorias na memória e no aprendizado;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Aumento na eficiência muscular e no ganho de massa magra;
  • Ajuda nos cuidados com pele, unhas e cabelos;
  • Possui ação anti-inflamatória.
Ômega-3 na gestação

O Ômega-3 na Gestação

A gestação é um período de muitas mudanças no corpo da mulher. Basicamente ela está se dividindo para que uma nova vida possa ser formada. Por isso, é necessário ter atenção aos diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

Com o ômega-3 não é muito diferente. Ele também é enviado ao bebê via placenta, e seus níveis diminuem na mãe. Lembra que eu disse que o ômega-3 é parte estrutural em praticamente todas as células do nosso corpo? Então, é de se esperar que a demanda por Ômega-3 aumente muito, já que um bebê está sendo “montado” do zero. 

Os Benefícios do Ômega-3 na Gestação

Em termos gerais, o que for importante para a  mãe, também será para o bebê. Como tudo é dividido entre os dois, coisas boas e ruins, todos os nutrientes que trouxerem benefícios para a mãe, também atuarão na formação do bebê.

Veja essa lista de benefícios:

Formação dos Tecidos

Os tecidos corporais são formados por diferentes tipos de células. E como o Ômega-3 é parte da membrana de todas as células, ele se torna essencial na formação do bebê;

Cérebro

Você sabia que 60% do nosso cérebro é composto de gorduras? Essa parte é simples de entender. Os neurônios, células que formam o cérebro, possuem uma camada de gordura que permite que as informações “viagem” entre eles.  

Agora vem a parte importante: 20% de toda essa gordura é DHA, presente no Ômega-3. Ou seja, toda a parte de formação e aprendizado está conectada às nossas reservas de Ômega-3.

Sistema Imunológico

Já vimos em vários artigos aqui do nosso blog que os ácidos graxos presentes no Ômega-3 são peças importantes no equilíbrio do sistema imunológico. Esse fato se torna ainda mais importante durante a gestação e na lactação, onde a mãe precisa dividir sua imunidade com o bebê para ajudar a protegê-lo. Vale ressaltar que o Ômega-3 também é passado para o bebê pelo leite materno, sendo mais um motivo para manter seus níveis normais durante e após a gestação.

Diminuição de Problemas Gestacionais

A gravidez é um período turbulento na vida da mulher, onde seu corpo e mente podem acabar sofrendo com toda essa divisão de recursos entre ela e o bebê. 

Entre as complicações mais comuns da gestação estão o Diabetes Gestacional, a Pré-eclâmpsia, a hipertensão e a depressão. Todas elas têm conexão com os ácidos graxos do ômega-3 e suas funções. E exatamente por isso, consumir Ômega-3 regularmente durante a gestação e, mesmo depois, pode ajudar a prevenir e/ou controlar esses quadros.

Orientação Profissional

Não deixe de buscar acompanhamento médico e orientação durante todo o período da gestação. A realização de consultas e exames neste período é de extrema importância, e irão te ajudar a vencer essa jornada incrível com saúde de sobra.

E quando for escolher os seus suplementos, visite o site da Makai Nutrition. Tudo o que fazemos é com enorme cuidado, para que você perceba benefícios reais no seu dia-a-dia.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 7 times, 1 visits today)