Dores articulares são o pesadelo de muitas pessoas, independente da idade. Elas afetam diretamente a qualidade dos nossos movimentos e acabam atrapalhando a nossa rotina. Por isso, hoje vamos falar de nutrientes que ajudam a combater as dores articulares. Vem comigo!

A Origem das Dores

As dores articulares podem aparecer por vários motivos. O mais comum é o envelhecimento, já que, com o avanço da idade, nossa produção de colágeno diminui gradativamente, gerando desgaste progressivo nas cartilagens das articulações. Outro motivo é a presença de doenças crônicas, as chamadas Artrites e Artroses. Mas o resultado é sempre o mesmo: inflamação e dor, assim como diminuição na amplitude dos movimentos.

Exercícios Físicos podem causar dores articulares?

Os exercícios físicos podem, sim, causar dores articulares. Inclusive, é um quadro bem comum em atletas de alto rendimento e praticantes de exercícios de alto impacto. 

Acontece que, nessas modalidades, as cartilagens articulares também sofrem com a degradação e as consequências são bem parecidas com o caso dos idosos: inflamação e dores articulares.

A Quarentena piorou ainda mais a situação…

A pandemia do Coronavírus nos forçou a permanecer muito mais tempo em casa e, em muitos casos, prejudicou de forma indireta a nossa saúde. Nós nos movimentamos menos, tivemos menos tempo de exposição ao Sol, praticamos menos exercícios físicos. Todos esses pontos estão diretamente ligados à saúde dos nossos músculos e, consequentemente, à saúde das nossas articulações. Músculos mais fracos geram mais impacto e degradação articular, o que promove mais dores articulares.

Como combater as dores articulares?

Existem diversas formas de se combater o desgaste articular e, consequentemente, a inflamação e as dores. Vamos abordar alguns agora que possuem ótimos resultados.

  1. Exercícios Físicos

A prática de exercícios físicos, como todos sabemos, gera muitos benefícios à nossa saúde e o equilíbrio geral do nosso organismo. Cerca de 30 min por dia já são suficientes para fortalecer nossos músculos e articulações. Então, comece a se movimentar.

  1. Colágeno tipo 2

Como eu expliquei ali em cima, nossa produção de colágeno diminui com o tempo. Isso acaba contribuindo com o desgaste articular e com o aparecimento de dores e inflamações. Então, consumir suplementos à base de colágeno ajuda, e muito, na recuperação das cartilagens das articulações. Além de suprir as necessidades do seu corpo com os nutrientes necessários, ele ainda estimula a produção de colágeno, ajudando a compensar a diminuição na produção dessa substância.

  1. Vitamina C

O Ácido Ascórbico, outro nome dado à vitamina C, participa da transformação de alguns aminoácidos essenciais na produção do colágeno em nosso corpo. Sendo assim, a vitamina C é um componente vital na produção de tecidos conectivos e, por consequência, da diminuição das dores articulares.

  1. Vitamina D3

Além de auxiliar na fixação de cálcio nos ossos, a vitamina D3 também age na regeneração da cartilagem desgastada, inibindo a progressão da artrose. Uma pesquisa recente também indicou que a combinação entre vitamina D3 e peptídeos de colágeno diminui a produção de substâncias pró-inflamatórias comuns na Artrite Reumatóide.

  1. Zinco

A presença do zinco é imprescindível para a formação óssea, assim como para a produção de colágeno em nosso organismo. 

  1. Manganês

Esse mineral participa da ativação das células cartilaginosas conhecidas como condrócitos. Ou seja, quando há formação de cartilagem em nosso corpo, o manganês está envolvido. Além disso, ele também atua no metabolismo ósseo.

  1. Vitamina K

Esta vitamina foi muito estudada por fazer parte do processo de mineralização óssea, mas também demonstrou-se muito promissora na formação do colágeno das articulações, onde ela também possui ação anti-inflamatória.

  1. Alimentação Equilibrada

Pessoas com sobrepeso e obesidade também sofrem com o desgaste articular. Sendo assim, uma forma de combater esse problema é mantendo uma alimentação balanceada, com maior presença de frutas, verduras e legumes, ricos em vitaminas e minerais.

9. Ômega-3

Vários estudos apontam o sucesso do EPA, ácido graxo presente no Ômega-3, no tratamento das Artrites (inflamações articulares). Os mecanismos de ação são a modulação do sistema imunológico, redução de marcadores e combate ao estresse oxidativo. Como consequência, ocorre a redução da inflamação e das dores, com melhorias na mobilidade.

Se quiser aprender um pouco mais sobre a ação do Ômega-3, temos artigos dedicados a esse tema aqui no blog.

pílula contra dores articulares

Como escolher bons suplementos para o combate às dores articulares?

Busque sempre orientação de um médico ou nutricionista. Mas, além disso, sempre escolha marcas que se preocupam realmente com a qualidade dos seus produtos. É essa qualidade que irá contribuir de verdade com a melhoria da sua saúde e o equilíbrio geral do seu organismo.

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As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

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