A Vitamina C segue aparecendo em diversos estudos científicos, e novos benefícios são associados ao seu consumo rotineiramente. Apesar de ser muito conhecida pela sua atuação em nosso sistema imunológico, ela participa de muitos outros processos em nosso organismo, e hoje falaremos sobre sua ação no controle da pressão arterial.

A Vitamina C

Já aprendemos um pouco sobre a Vitamina C e seus benefícios anteriormente aqui no blog. Trata-se de um micronutriente, também conhecido como Ácido Ascórbico, que age de diversas formas em nosso corpo e, até mesmo, em nossos cuidados com a pele, unhas e cabelos.

Entre suas principais fontes estão as frutas, legumes, suplementos e bebidas.

Caso queira saber mais sobre a Vitamina C, aqui você pode encontrar mais informações.

O Poder Antioxidante da Vitamina C

Uma de suas funções mais importantes é no combate aos radicais livres, responsáveis por vários problemas em nossa saúde, como doenças cardiovasculares, por exemplo.

O ponto chave do nosso artigo de hoje é esse efeito que a Vitamina C possui sobre os radicais livres, então vou explicar um pouco melhor.

Os radicais livres têm o poder de inativar moléculas importantes para o equilíbrio químico do nosso corpo e, por isso, acabam atrapalhando todo o seu funcionamento. A Vitamina C, com seu efeito antioxidante, é capaz de anular essa atividade dos radicais livres, ajudando a manter esse equilíbrio crucial para nossa saúde.

O efeito direto da Vitamina C no controle da pressão

Anulando os efeitos dos radicais livres, a vitamina C consegue reduzir o estresse oxidativo através dos seus efeitos sobre a produção de óxido nítrico. Com isso, há melhora da função endotelial, ou seja, do tecido que forma nossos vasos sanguíneos (essa é a parte mais crucial do nosso artigo).

Já no ano de 1946, alguns estudos já evidenciavam essa ação da Vitamina C. A partir daí, outras observações concluíram que havia uma associação inversa entre as concentrações de Vitamina C e a pressão arterial (PA). Ou seja, quando a vitamina C apresenta maiores concentrações, a pressão arterial diminui.

imagem mostrando médico aferindo a pressão arterial e mostrando sua relação com a vitamina c

A Análise

Com essa relação entre a Vitamina C e a PA comprovada, foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise de 29 estudos. O intuito era simples: determinar os efeitos da Vitamina C na pressão arterial de adultos, com doses diárias de 500 mg.

Resultados

Houveram resultados importantes, com redução da pressão bem definida na maioria dos casos. Inclusive, participantes com hipertensão apresentaram grande redução e melhor controle da pressão arterial. 

A Vitamina C pode ajudar no controle da pressão?

Como já é muito comum na ciência, ainda há necessidade de novos estudos, com resultados mais significativos e maior amostragem. 

No entanto, ficou claro que a Vitamina C possui, SIM, efeitos benéficos no controle da pressão arterial e deve ser usada como preventiva ou adjuvante à terapia feita com medicamentos.

Caso você não considere suas fontes alimentares muito comuns no dia-a-dia, suplementar pode ser uma ótima opção. Busque orientação médica e sempre escolha suplementos feitos com carinho, cuidado e focados em qualidade, como os da Makai Nutrition.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 6 times, 1 visits today)