A Vitamina D é uma das mais importantes para a nossa saúde, como já vimos diversas vezes aqui no blog. Exatamente por isso, muitos estudos científicos são realizados pelo mundo para entender melhor essa substância, e suas interações com o nosso organismo. Existiam cerca de 8 mil estudos no ano 2012 e, até 2016 esse número já tinha mais do que dobrado, atingindo cerca de 17 mil estudos.

Hoje vamos focar nesses estudos e falar sobre alguns fatos já comprovados. 

História da Vitamina D

Inicialmente, a Vitamina D era associada somente à saúde dos ossos e ao tratamento do raquitismo. Porém, conforme o tempo foi passando, o interesse dos cientistas foi crescendo e novas funções foram descobertas. Entre elas: funções imunológicas, prevenção de doenças cardíacas, prevenção de infecções, melhorias no sistema nervoso e prevenção de diversos tipos de câncer.

Dosagens e Recomendações da Vitamina D

Ainda existe um grande dilema na comunidade científica a respeito das dosagens dessa vitamina. Mas, conforme novos estudos vão aparecendo, esse posicionamento está mudando e as abordagens estão evoluindo. Ainda existe muito conservadorismo envolvido nas prescrições de vitamina D, mas nos Estados Unidos e na Europa, as agências regulatórias já estão revisando as recomendações de dosagens.

A Vitamina D no Brasil

Infelizmente, ainda estamos muito atrasados quando o assunto é Vitamina D. Mesmo com toda a evolução ocorrendo mundo afora, ainda estamos presos às recomendações criadas há décadas atrás, consideradas ultrapassadas e inadequadas à manutenção dos níveis ideais de vitamina D em nosso organismo. 

O SUS, por exemplo, oferece Vitamina D em doses de 400 UI, consideradas insuficientes à manutenção dos valores ideais.

Intoxicações pela Vitamina D

Todo esse receio nas prescrições e na definição das dosagens se deve ao risco de intoxicação com a vitamina D.  Mas vamos com calma nessa questão para não restar dúvida alguma.

A dose recomendada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia é:

  • 50.000 UI por semana (7000 UI/dia) para CORREÇÃO de níveis muito baixos;
  • 2000 UI por dia para a MANUTENÇÃO de níveis ideais.

Para que ocorra intoxicação , seria necessário ingerir doses muito altas, cerca de 40.000 UI por dia durante 2 meses. 

Viu só como os números não fazem sentido? Ingerimos doses extremamente baixas e sem valor nenhum para o nosso organismo. Mas as recomendações continuam as mesmas.

Se quiser entender um pouco mais sobre as dosagens, temos um artigo dedicado a esse assunto aqui no blog.

cápsulas de vitamina D

15 Fatos que você não sabia até agora!

A Vitamina D no Cérebro:

  1. Protege contra a demência;
  2. Ajuda crianças e adultos com o transtorno do espectro autista (TEA);
  3. Previne desordens psiquiátricas, como a depressão, durante a gravidez.

A Vitamina D e o Câncer

  1. Redução do risco de câncer de próstata;
  2. Redução da mortalidade por câncer de mama (37%), câncer colorretal (45%), linfoma (52%), de acordo com a análise de 25 estudos científicos envolvendo mais de 17 mil pacientes, feito em 2014.

A Vitamina D nos Ossos e Músculos

  1. Proteção contra a osteoporose, quedas e fraturas;
  2. Diminui a fadiga muscular em idosos, e promove melhorias na força muscular em geral;

A Vitamina D na saúde do Coração

  1. Reduz o risco de AVC e as consequências dele, caso ocorra.
  2. Gera melhorias na função cardíaca de pacientes com insuficiência cardíaca crônica;
  3. Complementa tratamentos para hipertensão.

Outros benefícios

  1. Melhora dermatites atópicas em crianças;
  2. Recupera a imunidade, especialmente em idosos;
  3. Atua no processo de emagrecimento;
  4. Reprime a progressão do HIV em pessoas sob tratamento;
  5. Melhora o metabolismo da glicose em diabéticos, e previne complicações.

Suplementação

Ficou clara a importância de manter níveis ideais de vitamina D, certo? Mas como, em geral, não conseguimos esses níveis somente com exposição ao sol e alimentação, devemos buscar sempre por suplementos de qualidade. 

A Vitamina D3 da Makai Nutrition possui características que a tornam a mais completa do mercado: são 150 cápsulas com 2000 UI de vitamina D ativa, matéria-prima de excelente qualidade da BASF e veículo oleoso para aumentar ainda mais a absorção e o aproveitamento do nosso organismo. Consulte seu médico ou nutricionista e escolha sempre suplementos que trarão benefícios reais ao seu dia-a-dia.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 5 times, 1 visits today)