Quando os primeiros sinais de envelhecimento aparecem, nossas preocupações vêm junto, e o colágeno pode ser a solução. Pele ressecada, com manchas, sem firmeza… 

Mas você sabia que é possível retardar esses sinais? Hoje vamos falar da ação do colágeno na pele e que outros nutrientes ajudam nessa jornada.

O avanço da idade e o Colágeno

Conforme vamos envelhecendo, nosso corpo acaba perdendo gradualmente a capacidade de realizar a manutenção da nossa pele. Isso acontece principalmente após os 30 anos de idade, quando a produção de colágeno passa a diminuir cerca de 1,5% por ano. Como o colágeno é peça chave na estrutura da pele e, também, no preenchimento tecidual, o resultado não poderia ser outro: rugas, pele flácida e ressecada, celulite, manchas etc.

Outros Fatores que Interferem na Saúde da Pele

Além da perda gradativa na produção do colágeno, diversos outros fatores também promovem o aparecimento dos sinais de envelhecimento. Entre eles, podemos citar o tabagismo, a exposição ao sol, estresse e noites mal dormidas.

Cada um destes fatores têm sua parcela de culpa e, quando estamos buscando formas de combater os sinais de envelhecimento, precisamos dar atenção a todos os fatores, incluindo os externos ao nosso corpo.

Somente o colágeno proveniente da alimentação é suficiente?

Essa pergunta é muito comum, e a resposta pode não agradar a todos: muito provavelmente não. 

O colágeno é proveniente de tecidos animais, que em geral, não estão muito presentes em nossa dieta. Suplementar torna-se, então, a melhor forma de combater os sinais do envelhecimento da pele.

Colágeno em pó

Como escolher o suplemento ideal de colágeno?

O colágeno é uma das proteínas mais abundantes em nosso corpo e, além disso, ainda possui diversas formas diferentes. Por isso, vamos focar no tipo de colágeno que possui maior ação na saúde da pele, o Colágeno Tipo 1.

Se quiser entender mais sobre outros tipos de colágeno, temos um artigo dedicado a esse tema aqui no blog. Vai lá dar uma olhada!

Mas, além do colágeno, outros nutrientes são muito importantes nessa jornada. Vamos incluí-los na lista e explicar cada um deles.

1- Colágeno Hidrolisado

Quando ingerimos o colágeno, oferecemos as peças necessárias para a sua construção ao nosso organismo. Sendo assim, precisamos escolher uma forma capaz de ser bem absorvida para que os resultados sejam melhores. A forma hidrolisada é ótima pois possui excelente absorção e não possui efeitos colaterais indesejados.

É importante escolher suplementos que utilizem colágeno de qualidade, como o Verisol®, o melhor colágeno disponível no mundo inteiro.

2- Ácido Hialurônico

Essa é outra substância de extrema importância para a saúde da pele e que, infelizmente, vai diminuindo conforme avançamos na idade. Entre suas principais funções, está o preenchimento dos espaços entre as células, promovendo volume. Além disso, ainda atua na hidratação e no combate aos radicais livres, vilões no quesito “envelhecimento da pele”.

Assim como no colágeno, é de extrema importância escolher suplementos com ácido hialurônico de qualidade, como o HAPLEX Plus®, que possui maiores benefícios.

3- Ácido Ortosilícico

É a forma biodisponível do mineral Silício e, por isso, pode agir no organismo mais rapidamente, estimulando a produção de colágeno e elastina, promovendo a maior densidade da pele. Esse ácido está diretamente envolvido na síntese da queratina, que é responsável pela integridade do cabelo e das unhas.

4- Vitamina C

Também chamada de Ácido Ascórbico, possui protagonismo quando se fala em melhorias para o sistema imunológico. Mas o que a maioria não sabe é que, em termos de beleza e estética em geral, a vitamina C tem grande participação. Na pele ela age estimulando a produção de colágeno, prevenindo o envelhecimento e até o câncer de pele. Já nos cabelos, ela atua aumentando o brilho, diminuição da quebra e tornando os fios mais saudáveis e sedosos. 

5- Ácido Pantotênico (Vitamina B5)

O ácido pantotênico é um queridinho das mulheres, já que está presente em vários produtos de beleza. Isso acontece pois ele participa diretamente da saúde da pele, prevenindo o envelhecimento, combatendo o aparecimento de vermelhidão e manchas.

6- Biotina (Vitamina B7)

A biotina é considerada a “vitamina da beleza”, já que está diretamente associada com pele, cabelos e unhas saudáveis. Em casos onde ocorre carência da vitamina B7, quadros de coceiras e erupções na pele são comuns, geralmente ao redor dos olhos, nariz e boca. 

7- Vitamina A

Sua ação principal é na renovação celular. O Retinol, substância muito conhecida quando se fala em cosméticos, é um produto derivado da vitamina A que ameniza a flacidez e promove uma aparência mais firme e uniforme à pele.

8- Vitamina E

Poderoso antioxidante, a vitamina E combate os radicais livres presentes em nosso corpo e, consequentemente, a diminuição na produção do colágeno e o surgimento de manchas na pele causadas por eles.

E os resultados da suplementação de Colágeno?

Consumir um suplemento com todas essas características gera resultados incríveis. A partir de alguns meses, você irá notar diferenças espetaculares em sua pele. Mas, além disso, cabelos e unhas também serão muito afetados, já que todos os nutrientes que acabamos de falar também atuam em suas estruturas.

Os resultados mais esperados são:

  • Redução das rugas;
  • Pele mais flexível e firme;
  • Redução das celulites;
  • Cabelos mais sedosos, brilhantes e fortes;
  • Unhas com crescimento mais rápido e mais fortes.

Importante!

Para que seus resultados sejam mesmo os esperados, busque sempre por suplementos de alta qualidade como os encontrados na Makai®, e não se esqueça de procurar ajuda profissional de um médico ou nutricionista.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 9 times, 1 visits today)