Já vimos diversas vezes aqui no blog o poder dos nutrientes, e sua ação em diversos processos do nosso organismo. Mas hoje vamos abordar o efeito anti-inflamatório do Ômega-3 nas articulações, e na redução das dores articulares. Vem comigo!

Quais são as causas mais comuns das dores articulares?

As articulações são as estruturas responsáveis pela nossa mobilidade, com a junção de ossos e cartilagens. São diversos os fatores que podem causar desgaste ou inflamação articular. Vamos dar uma olhada em alguns deles:

Idade

O avanço da idade é, com certeza, um dos principais motivos para o aparecimento de problemas articulares. E uma razão para isso é que, a partir dos 30 anos de idade, nossa produção de colágeno começa a diminuir cerca de 1,5%/ ano. Isso tem impacto direto na saúde das nossas articulações, com o aparecimento de desgastes, inflamação e dor.

Sobrepeso

O excesso de impacto nas articulações também causa, com o tempo, irritação e desgaste, evoluindo para processos inflamatórios, diminuição da mobilidade e dor.

Exercícios de Alto Impacto

Esse caso é bem parecido com o citado acima, no Sobrepeso. Exercícios de alto impacto causam desgaste articular e, como consequência, inflamação e dor.

Fraqueza Muscular

Os músculos têm papel importante na sustentação e na diminuição do impacto. Quando eles não funcionam em sua melhor forma, as articulações acabam sofrendo, resultando em desgaste.

O Ômega-3 e sua ação nas dores articulares

Já falamos muitas vezes aqui no blog sobre o ômega-3, e sua lista imensa de benefícios para o nosso organismo, mas vamos dar uma recapitulada  para não restar dúvidas de sua ação nas articulações.

Ômega-3 é o nome dado a um conjunto de ácidos graxos, mas com predominância do EPA e DHA, que participam da estrutura de praticamente todas as nossas células.

Entre suas dezenas de funções está a ação como anti-inflamatório, já que é um poderoso modulador do sistema imunológico. Mas, além disso, também atua no combate ao estresse oxidativo, causa comum de várias doenças. Se o seu ômega-3 estiver associado à vitamina E, essa ação antioxidante é multiplicada.

Temos um artigo inteirinho sobre o ômega-3 associado à vitamina E, caso queira saber mais do assunto.

Imagem mostrando dores articulares

Ômega-3 > Dores Articulares

O efeito anti-inflamatório promovido pelos ácidos graxos do Ômega-3, principalmente o EPA, irá combater diretamente a inflamação. Vários estudos apontam o sucesso do EPA no tratamento das Artrites (inflamações articulares), com mecanismos de ação muito parecidos: modulação do sistema imunológico, redução de marcadores e combate ao estresse oxidativo em células articulares. Como consequência, ocorre a redução da inflamação e das dores, com melhorias na mobilidade.

Outras formas de combater dores articulares

Colágeno Tipo 2

Em termos de suplementação, há ainda o Colágeno Tipo 2, capaz de ajudar na modulação do sistema imunológico e, além disso, aumentar a produção de colágeno nativo nas articulações, promovendo sua regeneração. 

O Ácido Hialurônico 

Essa substância participa diretamente da hidratação das cartilagens e, consequentemente, de sua capacidade de suportar tensões. Com isso, o desgaste natural diminui e as dores também.

Mude seus Hábitos

Outra maneira de melhorar a saúde das suas articulações é com a mudança de hábitos. Praticar exercícios de baixo impacto e gerenciar o peso são uma boa forma de começar, assim como o alongamento. Mas opte por comidas mais balanceadas e saudáveis, com potencial anti-inflamatório e isso irá aumentar os seus resultados.

Qualidade

Como estamos falando de suplementos e vitaminas, o principal fator a se considerar é a qualidade. Sem qualidade você não terá benefícios e seu problema continuará sem solução.

Visite o site da Makai Nutri e conheça o Ômega-3 TG Premium e o Catri Flex. Dois produtos incríveis e de extrema qualidade, que te ajudarão no combate às dores articulares.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 9 times, 1 visits today)