Um dos grandes desafios da atualidade é conseguir se manter completamente disposto e render sempre mais. Algumas vezes, já acordamos nos sentindo cansados, o que dificulta ainda mais pensar na rotina que teremos pela frente, no trabalho e nas tarefas domésticas. Essa situação piorou ainda mais com a pandemia, que acabou mudando muito nossa vida, nossa alimentação e nossos hábitos. Então, como ter mais energia em nosso dia-a-dia? 

Nosso artigo de hoje terá algumas dicas nesse sentido, e tenho certeza que, se você conseguir implantar algumas delas na sua vida, conseguirá se manter muito mais ativo e disposto. Vem comigo!

Equilíbrio no estilo de vida

Nosso corpo é uma grande máquina, com diversos sistemas super complexos funcionando ao mesmo tempo. E, se tem uma coisa que o nosso corpo tem como meta, o tempo inteiro, é o Equilíbrio. O termo científico para esse equilíbrio é Homeostase, e ele será o nosso ponto de partida para aprender como ter mais energia.

Você já pensou na quantidade de coisas que o nosso organismo controla, de forma dinâmica, todos os dias e o tempo inteiro? Hidratação, ph sanguíneo, concentração de substâncias, pressão arterial, níveis hormonais, presença de microrganismos e por aí. A lista é quase infinita! E tudo isso contribui de alguma forma para o equilíbrio, a homeostase.

Então, indo direto ao ponto, tudo o que fazemos que ajude, direta ou indiretamente, nosso organismo a se manter equilibrado, funcionando no seu máximo, trará resultados em nosso dia-a-dia. Incluindo a disposição e energia que precisamos tanto.

Como ter mais energia a partir dos nossos hábitos?

É claro que alguns desses itens serão conhecidos de vocês e bem populares. Mas não se engane! O fato de ser meio óbvio não diminui sua importância. Para a Homeostase, pequenos detalhes fazem diferença. Vamos lá:

Qualidade do Sono

Nossa “máquina” tem uma capacidade incrível de trabalhar e produzir, mas precisa de descanso, e quando isso não acontece da forma correta, diversos fatores de desequilíbrio entram em cena, atrapalhando a homeostase. O sono é peça chave para a memória, por exemplo. Mas a nossa energia e disposição com certeza também entram nessa lista. Busque horários regulares para dormir, monte uma rotina e tenha certeza que conseguirá um sono de maior qualidade.  

Alimentação

Essa é uma daquelas partes “óbvias”, que eu falei, mas que é de extrema importância. Os nutrientes, vitaminas e minerais, são parte fundamental no quesito energia. Dietas balanceadas (equilíbrio), com grande variedade de legumes, verduras e frutas, por exemplo. Vamos falar um pouco mais a frente sobre determinados nutrientes, mas tenha em mente que alimentação precisa entrar nessa equação.

Meditação

Apesar de não ser muito levada a sério, a meditação traz diversos benefícios para nossa vida, incluindo a parte física do nosso corpo. A meditação é como um exercício para o cérebro, e ajuda na liberação de hormônios relacionados ao bem estar, ao prazer e à tranquilidade. Além disso, também tem efeito comprovado na melhoria do sistema imunológico, na digestão, na criatividade e na libido. É um hábito incrível e todos deveriam praticar.

Atividade Física

Praticar exercícios com frequência faz com que seu corpo evolua. Simples assim. Se o nosso foco é fazer com que o nosso organismo trabalhe no seu melhor, exercícios físicos são essenciais. A lista de benefícios é tão grande que nem cabe aqui nesse texto. Então, se quer saber como ter mais energia em sua rotina, pratique exercícios com frequência. É um ótimo primeiro passo.

Coisas que você deve evitar

Vamos fechar essa lista com algumas coisas que devem ser evitadas, pois vão contra o nosso objetivo. Bebida alcoólica é uma delas, e deve ter seu consumo moderado, já que sobrecarrega o fígado e interfere demais no “equilíbrio”. A mesma coisa serve para o tabaco e as drogas, que diminuem nossa energia e atrapalham o funcionamento normal do nosso corpo.

Como ter energia com a prática de exercícios

Como ter mais energia a partir de vitaminas e minerais?

Bom, como já falamos de alguns hábitos importantes, vamos focar um pouco mais nos nutrientes agora. Se você quer saber como ter mais energia e disposição, alguns deles irão te ajudar nessa jornada.

Vou tentar ser o mais breve possível na descrição das funções dessas vitaminas e minerais, já que sempre falamos deles aqui no blog. 

Vitaminas do Complexo B

Essas, sem dúvida, são grandes protagonistas quando o assunto é como ter mais energia. Em geral, participam diretamente nesse processo, já que ajudam nosso organismo na utilização de proteínas, gorduras e carboidratos como fontes energéticas. Além disso, algumas delas também atuam no controle do estresse, na produção de hormônios, na “fabricação” das células sanguíneas e muitos outros processos. Elas são incríveis e precisam estar presentes ou seu corpo não vai atingir o seu melhor.

Temos um artigo inteiro sobre as vitaminas do complexo B. Vai lá dar uma olhadinha!

Vitamina C

A vitamina C é a mais popular das vitaminas mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, sua função não se resume somente ao sistema imunológico. Além de um papel de protagonista no metabolismo dos colágenos, por exemplo, ela ainda participa da produção de carnitina, que fornece combustível para tecidos musculares. Outra função diretamente ligada à produção de energia, e que a vitamina C participa, é na produção e regeneração celular.

Se quiser saber mais sobre a vitamina C, visite o nosso artigo completo.

Vitamina D

Além ser uma potência quando o assunto é Sistema Imunológico ou saúde dos dentes e ossos, a vitamina D também atua de forma direta quando o assunto é disposição. Ela é peça chave no metabolismo muscular, principalmente na força muscular. Fique ligado no seu consumo de vitamina D.

Ferro

O ferro é um mineral de extrema importância, já que faz parte da estrutura da hemoglobina das hemácias, responsável por carregar o oxigênio a todos os tecidos do nosso corpo. Sem oxigênio não há produção de energia.

Zinco

O mineral zinco é pouco popular, mas não deveria. Ele está diretamente ligado à produção da testosterona, por exemplo, que contribui com todo o nosso desempenho físico. Além disso, como é um importante antioxidante, atua no controle do estresse oxidativo.

Agora você já sabe como ter mais energia…

Viu como é simples? São hábitos pequenos, fáceis de serem integrados em nossa rotina, e que irão ajudar demais no dia-a-dia. 

Busque orientação profissional para te apoiar nessas mudanças. Um passo de cada vez e tenho certeza que fará diferença no final.

Com relação aos nutrientes, se você acha que não consegue obtê-los a partir de sua alimentação, busque suplementos e vitaminas. Se escolhidos na forma correta, irão suprir todas as suas necessidades. Polivitamínicos como o Multi-V, da Makai Nutrition®, possuem todas as vitaminas e minerais necessários para o equilíbrio que tanto falamos aqui no texto. Corre lá no site e conheça um pouco mais.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

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