Os benefícios do ômega-3 já foram citados muitas vezes aqui no blog, eu sei. Mas, conforme o tempo avança, a ciência faz novas associações do seu consumo com nossa saúde e, além disso, o Ômega-3 continua sendo o suplemento mais consumido em todo o mundo, o que respalda o retorno do assunto.

Hoje vamos falar um pouco dos benefícios do ômega-3 para a visão e a saúde geral dos olhos. Vem comigo!

“Visão” geral do assunto

A manutenção da saúde dos olhos é de extrema importância por dois motivos, principalmente: sua função, de nos fazer enxergar tudo em nosso dia-a-dia, e sua constante exposição ao ambiente, o que favorece o aparecimento, a longo prazo, de alguns problemas..

Esse misto de importância e vulnerabilidade fazem deles uma prioridade, e precisamos começar a tratá-lo dessa forma.

Fatores que agridem a saúde dos olhos

Em tempos tão tecnológicos como os atuais, nosso período de exposição às telas emissoras de luz azul aumentou exponencialmente, o que, por si só, já é um importante fator em termos da saúde dos olhos. Mas, infelizmente, não para por aí. A poluição do ar, vírus e bactérias, o cigarro, a alimentação pobre em determinados nutrientes e idade podem acelerar processos de degradação da visão. 

Cuidando dos olhos

Nessa conjuntura, suplementar alguns nutrientes pode ajudar, e muito, o fortalecimento da visão e, claro, dos olhos. Mas existem também outras formas, como a prática de exercícios físicos para combater a obesidade e a hipertensão, dois fatores importantes na saúde dos olhos. O uso de óculos de sol (de qualidade) ajuda na proteção contra os raios UV, assim como a diminuição do tempo de exposição às telas azuis.

benefícios do ômega-3 para os olhos

Benefícios do Ômega-3 para os olhos

Como já falamos muitas vezes aqui no blog, Ômega-3 é a denominação de um grupo de ácidos graxos específicos, e os mais conhecidos são o EPA e o DHA. Entre suas funções mais conhecidas está a ação anti-inflamatória. Esse fato, por si só, já é super relevante para a saúde dos olhos, já que a inflamação tecidual é uma das origens da catarata, por exemplo.

Mas o DHA, além disso, é um importante componente estrutural dos olhos, fazendo parte das gorduras da mácula e, assim, compondo a maior parte dos nossos fotorreceptores.

Sendo assim, já podemos citar alguns benefícios do ômega-3 para os olhos:

  • Ação anti-inflamatória;
  • Proteção e renovação de fotorreceptores;
  • Diminuição da síndrome do olho seco;
  • Prevenção da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI);
  • Diminuição no risco de doenças oculares.

Antioxidantes

Aqui vem a grande dica do artigo. Lembra dos antioxidantes? Outro que vive aparecendo aqui no blog. Se quiser conhecer mais sobre eles, é só clicar aqui.

Os antioxidantes são protagonistas quando o assunto é prevenção. E, caso o seu ômega-3 esteja associado a um potente antioxidante, como a Vitamina E, sua capacidade protetiva e preventiva aumenta exponencialmente. Isso porque uma das principais ações dos antioxidantes é na saúde dos vasos sanguíneos, incluindo os microvasos presentes na estrutura ocular.

Veja alguns dos benefícios de unir um antioxidante nessa equação:

  • Fator protetivo extra aos fotorreceptores;
  • Diminuição do cansaço visual;
  • Prevenção de doenças como catarata e glaucoma;
  • Aumento do controle do foco e percepção de detalhes.

Como escolher um ômega-3 de qualidade?

Essa parte é mais simples do que parece. Embora existam centenas de marcas disponíveis no mercado, é fácil identificar os fatores que mais contam para a escolher de forma correta.

Pureza: busque marcas que utilizam matéria-prima de qualidade, com certificação internacional;

Concentração: um ômega-3 de qualidade deve entregar altas concentrações de EPA e DHA, ou não irá promover os benefícios prometidos. O ideal é atingir 1200 mg/ dia, somando-se EPA e DHA.

Forma: sempre escolha seu ômega-3 na forma TG, mais natural e com absorção muito aumentada;

Presença de um antioxidante na fórmula: A Vitamina E é uma excelente escolha, já que além de potente antioxidantes, ainda possui diversos benefícios extras. Veja todos aqui.

Frasco opaco: as moléculas do ômega-3 são sensíveis à luz, e o frasco opaco vai impedi-lo de se degradar.

E aí? Gostou do artigo de hoje? Comenta aqui embaixo e já me deixa uma dica do que gostaria de ver nos próximos.

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