Já falamos sobre vitaminas em diversos artigos aqui no blog, mas hoje vamos tentar abordá-las de uma forma diferente, com menos termos científicos, nomes difíceis, e uma maior relação com o nosso dia-a-dia. Vamos lá? Espero que gostem.

Temos um artigo sobre todas as funções das vitaminas do complexo B. Venha dar uma conferida!

O que são Vitaminas e como funcionam?

Em geral, as vitaminas são substâncias químicas não produzidas pelo nosso organismo e que, por isso, devem ser obtidas através da alimentação. Digo em geral pois, no caso da Vitamina D, sua produção ocorre a partir da exposição ao sol, e não somente quando se consome algum alimento considerado como fonte.

Inicialmente, é importante frisar que a maior função das vitaminas é a manutenção da homeostase em nosso organismo. Ou seja, o equilíbrio perfeito entre tudo o que acontece em nosso corpo. Sendo assim, elas podem promover reações, ativar cascatas químicas, acelerar processos ou, até mesmo, combater a produção exagerada de algum composto. É principalmente a partir dessas funções que elas transformam a nossa vida, e geram tantos benefícios.

5 sinais que precisam de atenção!

Como eu prometi no início do artigo, vou tentar manter o foco na relação entre as vitaminas e nossa rotina, da maneira mais simples possível. Então, vamos aos sinais que você deve considerar importantes:

Nº 1: Falta de Energia

Sintomas como cansaço, fadiga, baixo rendimento físico e falta de energia podem estar diretamente relacionados à forma como você vem se alimentando. Mais precisamente, à falta de determinados nutrientes, sejam eles vitaminas ou minerais, em seu organismo.

Diversas vitaminas estão conectadas ao processo de geração de energia em nosso corpo. Ou, até mesmo, ao funcionamento muscular, como a vitamina D, por exemplo.

Nº2: Manchas na pele e queda de cabelo

Esses são dois sinais de que precisamos nos atentar, pois podem indicar baixos níveis de vitaminas do complexo B, de ferro ou, até mesmo, de vitamina C. Duvido que você já soubesse dessa relação, mas a saúde da nossa pele, unhas e cabelos tem forte ligação com os nutrientes que consumimos. Fique atento aos sinais!

Nº 3: Imunidade baixa

Vivemos em equilíbrio com diversos microrganismos em nosso corpo, como bactérias, fungos e vírus. Quando nossa função imunológica não funciona bem, o equilíbrio se desfaz, e esses germes aproveitam a chance para se multiplicar. Nessa hora, seu corpo vai tentar te avisar de que algo não está bem: nariz fungando constantemente, coceiras leves na pele, ardência e vermelhidão nos órgão genitais são alguns exemplos. E claro que outros fatores como a prática de exercícios físicos, ou qualidade do sono, interferem no sistema imunológico, mas vitaminas e minerais são parte crucial. 

vários frascos contendo vitaminas

Equilíbrio

Equilíbrio é sempre a principal meta do nosso corpo. Por isso, precisamos estar atentos aos sinais, além de fazer nossa parte para tentar ajudá-lo nessa tarefa.

O que fazer para consumir as vitaminas certas e manter o equilíbrio?

Manter uma alimentação balanceada é importante. Tente sempre diversificar e experimentar novos alimentos, da forma mais saudável possível. Alimentos ricos em gorduras hidrogenadas e conservantes não são uma boa ideia. O foco é ser natural.

Exercícios físicos têm grande relevância na busca pelo funcionamento perfeito do nosso corpo. Mas atenção: o descanso é tão importante quanto! Equilíbrio é a palavra chave.

Vitaminas de suplementos ajudam?

Claro! Se você não consegue consumir grande diversidade de alimentos, por qualquer que seja o motivo, o suplemento vai contribuir. Busque marcas que se preocupam com a qualidade e, claro, orientação profissional.

No site da Makai Nutri você encontra diversas opções de suplementos. Venha conferir!

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 16 times, 1 visits today)