A Vitamina B12, dentre todas as vitaminas que já falamos aqui, possui algumas das funções mais importantes em nosso organismo. No artigo de hoje nós vamos falar tudo sobre ela, suas funções e os problemas gerados em sua deficiência.

O que é a Vitamina B12?

Vitamina B12, ou Cobalamina, são termos genéricos para representar componentes com atividade biológica B12. Outra denominação bem comum desta vitamina é a Cianocobalamina, que evidencia a presença do mineral cobalto e do cianeto em sua composição.

Além de sua atividade como vitamina, a Vitamina B12 também atua como coenzima, ou seja, facilita e acelera diversas reações químicas em nosso corpo.

Origem da Vitamina B12

Ao contrário de outras vitaminas que são produzidas em nosso corpo, como a Vitamina D, a B12 não é sintetizada por organismos animais ou vegetais. Sua produção é feita com ajuda de microrganismos, como bactérias,  e somente após esta etapa é que ela se torna biodisponível para outros seres vivos a partir da alimentação.

Quais as principais funções da Vitamina B12?

Existem ainda muitos estudos em andamento sobre a Vitamina B12, além de suas funções no corpo humano. No entanto, muitos dos seus benefícios já foram comprovados e vamos falar um pouco deles agora:

– Formação de Células Vermelhas do Sangue

As células vermelhas do sangue, chamadas de hemácias, possuem umas das funções mais importantes em nosso corpo: o transporte de oxigênio aos tecidos.

A deficiência de B12 em nosso organismo interfere diretamente na formação e maturação das hemácias, mudando sua estrutura básica e funcional e tornando-as maiores e com volume desproporcional.

– Desenvolvimento e Manutenção do Sistema Nervoso Central

Sem dúvida, o sistema nervoso é um dos mais complexos em nosso corpo. São milhões de reações por segundo, permitindo com que a gente realize nossas atividades cotidianas. E uma das principais estruturas do sistema nervoso é o neurônio.

A deficiência de vitamina B12 promove a degradação das estruturas do neurônio, chamada desmielinização. Esse processo deixa o neurônio mais vulnerável, e suas funções podem ser comprometidas.

– Preservação e Reparação do DNA

Todas as estruturas em nosso corpo são formadas a partir do código genético, o DNA. É a partir das suas informações que, por exemplo, as proteínas são produzidas e podem executar suas funções essenciais à nossa vida.

Baixos níveis de B12 possibilitam o risco de destruição de partes da molécula de Dna, levando a vários tipos de problemas, inclusive o câncer.

– Absorção e Ativação de Vitaminas

O equilíbrio do nosso organismo, conhecido como homeostase, depende da absorção e utilização correta das vitaminas e minerais que consumimos. A vitamina B12 atua diretamente nesse processo de aproveitamento e, assim, permite o funcionamento adequado de todos esses compostos.

Vamos listar de forma mais direta e menos científica os benefícios da Vitamina B12:

  • Melhora o condicionamento físico;
  • Auxilia a saúde do nosso sistema circulatório;
  • Ajuda na produtividade e disposição;
  • Aumenta os níveis de colesterol bom;
  • Melhora o sono;
  • Estabiliza o humor.

A Deficiência de Vitamina B12

Lembram que eu falei ali em cima sobre o equilíbrio dos processos em nosso corpo? Então, como eu disse, nosso organismo funciona de maneira muito mais adequada quando nos aproximamos desse equilíbrio, a homeostase. E quando há deficiência de algum nutriente, todo o equilíbrio é afetado e, algumas vezes, de maneira grave.

No caso da deficiência de Vitamina B12 não é diferente. Há diversas consequências que são geradas em pessoas com baixos níveis de vitamina B12:

  • Demência

Apesar da deficiência de Vitamina B12 ser o único fator causador da demência, a destruição estrutural dos neurônios causada por ela definitivamente é um fator importante.

  • Depressão:

Problemas com a oxigenação cerebral e má formação de algumas estruturas aumentam as chances de desenvolvimento da depressão. Além disso, a falta de energia causada pela deficiência pode ser confundida com depressão e, até mesmo, pode acabar promovendo esse quadro, pois o indivíduo não consegue realizar suas tarefas. Como resultado, começa a se sentir incapaz e se isolar.

  • Anemias:

As anemias causadas por deficiências vitamínicas são conhecidas como megaloblásticas. No caso da B12, ela ocorre por por baixa produção de células vermelhas do sangue e, consequentemente, o aparecimento de sintomas como falta de ar, unhas e lábios roxos, diminuição da capacidade de concentração e outros.

  • Acidentes:

A deficiência de vitamina B12 pode evoluir para problemas na coordenação motora e, assim, culminar no aumento de acidentes. O desequilíbrio, a visão turva e a desatenção são os fatores que mais contribuem com o aumento dos acidentes.

  • Trombose:

A baixa da B12 no organismo gera uma cascata de reações que possuem como resultado, a alta de uma substância chamada homocisteína. Entre os resultados da alta concentração de homocisteína, está o enrijecimento da parede dos vasos sanguíneos, diminuindo sua elasticidade natural. Esse processo aumenta a chance de formação de coágulos e trombose.

Quais são os sinais de deficiência da vitamina B12?

De forma mais simples, alguns dos sinais mais comuns são:

  • Anemia;
  • Fadiga e indisposição;
  • Tonturas frequentes ao fazer algum esforço;
  • Dificuldade de concentração  e memorização;
  • Alucinações e desordens mentais;
  • Problemas na coordenação motora;
  • Icterícia (pele amarelada);
  • Formigamento;
  • Inflamações na boca, estômago e intestino;
  • Falta de ar;
  • Mucosas e unhas arroxeadas;
  • Depressão.
mulher consumindo pílula de vitamina b12

Como manter os níveis de Vitamina B12 normais?

Trata-se de uma vitamina de grande presença nos alimentos. A tarefa fica um pouco mais difícil para vegetarianos e veganos, já que a maioria de suas fontes é de origem animal. Nesses casos, a melhor forma é obter níveis ideais, sem correr os riscos da deficiência, é a partir da suplementação. Existem diversos tipos de suplementos com Vitamina B12 em suas fórmulas e não será difícil encontrar.

Na Makai Nutrition você encontra o nosso polivitamínico, Multi-V, que conta 21 nutrientes entre vitaminas e minerais, incluindo a Vitamina B12.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 8 times, 1 visits today)