Definitivamente a vitamina C é a mais popular, e se eu perguntar a qualquer pessoa um benefício dela a resposta será a mesma: imunidade.

Mas hoje você vai ver que essa vitamina, também chamada de Ácido Ascórbico, é capaz de muito mais do que melhorar nossa imunidade. Leia o artigo até o final e aprenda sobre sua origem, as funções e melhores formas de suplementar.

O que é a Vitamina C?

Até a metade do século XX, a vitamina C ainda nem tinha esse nome. Como sua única função conhecida na época era a capacidade de combater o Escorbuto (doença comum em marinheiros de longa viagem), era chamada de Antiescorbútico.

Mais tarde, um químico chamado Linus Pauling identificou sua capacidade no combate a resfriados e gripes, e foi assim que ela se tornou a vitamina mais famosa do mundo.

Sua estrutura e comportamento

A vitamina C pertence ao grupo de vitaminas hidrossolúveis e, quimicamente, é extremamente instável. Ou seja, sua molécula pode facilmente se destruir ao entrar em contato com o ar, a água ou a luz. 

Outra informação importante sobre ela é que, ao contrário da vitamina D, não pode ser produzida em nosso organismo, e deve ser consumida a partir de alimentos ou suplementação.

A Vitamina C e a Imunidade

Desde o início, falamos que sua função mais conhecida é na prevenção e no combate de doenças respiratórias como gripes e resfriados. No entanto, não citamos a forma como isso é feito, que é “marcando” organismos invasores e facilitando o trabalho das células de defesa do nosso sistema imunológico. 

Além disso, como também é um importante antioxidante, é capaz de neutralizar radicais livres e impedir o processo conhecido como “Estresse Oxidativo”, diminuindo a chance de desenvolvimento de diversas doenças. Entre elas, o infarto no miocárdio, Parkinson, Alzheimer e, até mesmo, alguns tipos de câncer.

Outras funções do Ácido Ascórbico

Nutricosmético:

Uma função menos conhecida da Vitamina C é na área da estética. Ela age diretamente na saúde da pele, estimulando a produção de colágeno e, além disso, combatendo o envelhecimento. Também atua diretamente no processo de cicatrização quando há alguma lesão na pele.

Já nos cabelos, a vitamina C promove diminuição da quebra, aumento do brilho e ainda ajuda no processo de crescimento, tornando os fios mais saudáveis e sedosos.

Mulher sorridente e com uma pele linda mostrando os benefícios da vitamina c

Biodisponibilidade

A vitamina C também melhora a absorção do ferro pelo nosso organismo. Para vocês terem uma ideia, geralmente absorvemos apenas 10% do ferro presente no feijão, por exemplo. Mas, quando adicionamos uma fonte de vitamina C na refeição, esse número sobe para 40%.

Acabei de transformar aquela feijoada, com couve e laranja (duas fontes de vitamina C), que você adora em uma refeição um pouco mais saudável. De nada! 

Melhora na Cognição

Sim, a saúde do nosso cérebro também é beneficiada pelo consumo adequado de ácido ascórbico.  Isso ocorre pois ela interage com as vitaminas do complexo B e, assim, auxilia nos mecanismos e no desempenho da função cognitiva. Por isso mesmo ela é extremamente abundante no tecido cerebral. 

A Deficiência de Vitamina C

Além de afetar diretamente cada um destes processos que citamos acima, a carência de vitamina C no organismo gera diversos outros problemas. Entre eles, diminuição da força muscular, fadiga e cansaço, excesso de sono durante as rotinas do dia-a-dia, irritabilidade e perda do apetite. 

Fontes de Vitamina C na alimentação

Muitos dos alimentos ricos em vitamina C são nossos conhecidos. Entre eles, podemos citar as frutas cítricas, como o limão, a acerola e a laranja. Mas outros, como a couve, o brócolis e o pimentão amarelo também são excelentes no fornecimento da vitamina C.

E se você acha que não consome vitamina C o suficiente em suas refeições, leia essa dica abaixo.

Suplementação:

Por ser uma vitamina hidrossolúvel, o ácido ascórbico é facilmente excretado pelo nosso corpo a partir da urina. E por isso é tão importante manter doses adequadas e, principalmente, equilibradas durante o dia. 

Na Makai Nutrition® criamos o polivitamínico Multi-V, que possui matérias-primas de extrema qualidade e doses ideais em todos os seus 21 nutrientes. 

No caso da Vitamina C, a dose contida em apenas uma cápsula é de 45 mg, o que corresponde a 100% do valor diário recomendado.

Procure orientação do seu médico ou nutricionista e sempre escolha suplementos de qualidade, que se preocupam de verdade com o seu bem estar e sua saúde.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 92 times, 1 visits today)