Tudo o que você precisa saber sobre Nutricosméticos!

Nutricosméticos são, primordialmente, nutrientes capazes de agir beneficamente na produção de substâncias relacionadas à nossa beleza. Portanto, seja na firmeza da nossa pele, ou no combate ao envelhecimento proporcionado pelos antioxidantes, os nutricosméticos são de extrema importância e vamos conhecê-los um pouco mais neste artigo.

Nosso organismo é a junção de diversos processos simultâneos que dependem de uma peça chave para que funcione bem: Nutrientes. 

Nutrientes são substâncias presentes em alimentos e/ou suplementos alimentares, e essenciais à vida pois fazem com que a “máquina” que é o nosso organismo funcione da melhor maneira possível. Então, ao ingerir um alimento, ele passa pelo processo de digestão e é quebrado em partículas menores que serão absorvidas pelo nosso corpo.

O que são os Nutricosméticos?

Nutricosméticos são nutrientes que, após absorvidos pelo nosso corpo, irão participar diretamente de processos relacionados à nossa vitalidade e beleza. Em geral, eles agem estimulando a produção de colágeno, elastina ou outros componentes que compõem a nossa pele, cabelos e unhas. 

Quais os principais Nutricosméticos?

Existem vários tipos de nutrientes classificados como nutricosméticos. Vamos falar de alguns deles em detalhes, incluindo suas fontes.

Antioxidantes

Antes de tudo, os antioxidantes são velhos conhecidos aqui do blog. Temos um artigo falando em detalhes sobre eles aqui, caso tenha interesse em saber mais.

Antioxidantes são compostos capazes de “anular” a ação dos radicais livres, extremamente prejudiciais à nossa saúde, e responsáveis pelo fenômeno chamado “Estresse Oxidativo”. Tal fenômeno está ligado ao aparecimento de diversas patologias inflamatórias, cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Além disso, também causa o envelhecimento precoce das células do nosso corpo, incluindo as células da pele. Também promove diminuição da produção de colágenos, outro fator diretamente ligado à saúde da pele.

Entre os muitos antioxidantes conhecidos, podemos citar a Vitamina E como um dos principais. O licopeno, presente nos tomates, também possui ótimo poder antioxidante.

Colágenos

Os colágenos são proteínas que funcionam como uma espécie de “cola” em nossos tecidos e órgãos, promovendo firmeza, resistência e elasticidade. As fibras de colágenos também participam das estruturas presentes na pele, responsáveis pela sua hidratação, elasticidade e firmeza. 

Com o processo natural de envelhecimento em nosso corpo, a síntese de colágenos sofre constante diminuição a partir dos 30 anos de idade. Sua produção diminui cerca de 1,5% ao ano, o que demonstra claramente o porquê de sua participação no grupo de alimentos chamado de “Alimentos da Beleza”. Incluir fontes desta proteína em nossa dieta faz com que esse processo de envelhecimento seja desacelerado e, assim, promove a manutenção da vitalidade e saúde geral da nossa pele.

Fontes de colágenos são exclusivamente de origem animal, como cartilagens e pele, e difíceis de se obter diretamente. No entanto, há sempre a opção de suplementos de colágeno. Também é possível estimular o seu corpo a produzir mais colágenos, ingerindo nutrientes que fazem parte da composição do colágeno, como proteínas e vitaminas.

Vitamina C

Aproveitando o fato de que acabamos de falar sobre o colágeno, vamos falar da vitamina C. Também chamada de Ácido Ascórbico, possui protagonismo quando se fala em melhorias para o sistema imunológico. Mas o que a maioria não sabe é que, em termos de beleza e estética em geral, a vitamina C tem grande participação. Na pele ela age estimulando a produção de colágeno, prevenindo o envelhecimento e até o câncer de pele. Já nos cabelos, ela atua aumentando o brilho, diminuição da quebra e tornando os fios mais saudáveis e sedosos. 

Fontes de vitamina C são super comuns, como frutas cítricas, brócolis e couve.

Ácido Pantotênico (vitamina B5)

O ácido pantotênico é um queridinho das mulheres, já que está presente em vários produtos de beleza. Isso acontece pois ele participa diretamente da saúde da pele, prevenindo o envelhecimento, combatendo o aparecimento de vermelhidão e manchas.

É possível encontrar a vitamina B5 em alimentos como a gema do ovo, carnes magras, brócolis, abacate e outros.

Biotina (Vitamina B7)

A biotina é considerada a “vitamina da beleza”, já que está diretamente associada com pele, cabelos e unhas saudáveis. Em casos onde ocorre carência da vitamina B7, quadros de coceiras e erupções na pele são comuns, geralmente ao redor dos olhos, nariz e boca. 

Presente em diversos tipos de suplemento alimentar, encontra-se em pequenas quantidades em alimentos como nozes, gema do ovo, cereais integrais e leite.

Viu como é possível cuidar da sua beleza a partir da alimentação? Uma alimentação balanceada é capaz de promover diversos benefícios para o nosso organismo, incluindo os estéticos. Além disso, também é possível conseguir todos esses nutrientes em suplementos. Mas nesses casos, o ideal é buscar ajuda profissional e sempre pesquisar sobre a qualidade dos produtos.

Na Makai Nutrition® as fórmulas são cuidadosamente pensadas para gerar bem estar e os melhores benefícios para você. Venha nos fazer uma visita!

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 31 times, 1 visits today)