As Vitaminas do Complexo B, mesmo não sendo muito citadas, possuem tremenda importância em nosso organismo. Elas pertencem ao grupo de Vitaminas hidrossolúveis e entre suas funções, podemos citar algumas essenciais, como a geração de energia e sua ação na imunidade. Além disso, atua na saúde da pele, na formação do bebê durante a  gestação e muitas outras. Vamos falar de cada uma delas e suas fontes separadamente.

Quantas vitaminas pertencem ao Complexo B?

O complexo B é formado por 8 vitaminas. São elas:

  • B1 (Tiamina);
  • B2 (Riboflavina);
  • B3 (Niacina);
  • B5 (Ácido Pantotênico);
  • B6 (Piridoxina);
  • B7 (Biotina);
  • B9 (Ácido Fólico);
  • B12 (Cobalamina).

Se você quiser saber um pouco mais sobre as Vitaminas em geral, temos um artigo falando delas. Clique aqui!

Vitamina B1(Tiamina)

A vitamina B1, também conhecida como tiamina, é conhecida como a vitamina antiestresse, principalmente por sua capacidade de proteger o sistema imunológico. Além disso, atua na formação de células novas e saudáveis, além de ajudar na quebra de carboidratos simples.

Entre suas fontes, podemos citar o amendoim, cereais integrais, feijão, couve e germe de trigo.

Vitamina B2 (Riboflavina)

Possui ação importante como antioxidante e, assim, prevenindo o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças cardíacas. A riboflavina também atua na produção das hemácias, células responsáveis pelo transporte dos gases no sangue. 

Leite, arroz selvagem, amêndoas, iogurte, ovos e couve são algumas de suas fontes conhecidas.

Vitamina B3 (Niacina)

O principal papel da niacina é no controle do colesterol, já que ela induz a produção de colesterol HDL. Além disso, a niacina mostrou bons resultados no tratamento da acne, sendo usada tanto na forma de creme tópico quanto ingerida.

Fontes conhecidas de niacina incluem a carne vermelha, leite, ovos, levedura e vegetais.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

Atua na quebra de gorduras e carboidratos para a produção de energia e, além disso, na produção de hormônios sexuais como a testosterona. Contudo, pesquisas também apontam a vitamina B5 como importante na saúde da pele, combatendo sinais de envelhecimento como vermelhidão e manchas.

O nome “Pantotênico” vem do grego, e significa “de todos os lugares”, ou seja, nos diz um pouco sobre as fontes de vitamina B5, que encontra-se em pequenas quantidades em quase todos os grupos de alimentos.

Alguns dos principais são o abacate, a carne, bem como os ovos e os legumes.

Vitamina B6 (Piridoxina)

A vitamina B6  possui uma função muito importante na saúde cardíaca, pois ela atua em conjunto com as vitaminas B9 e B12 no controle dos níveis de homocisteína, substância associada à doenças do coração. Além disso, a piridoxina também ajuda o nosso organismo a produzir serotonina, melatonina e norepinefrina, substâncias ligadas ao humor e ao sono.

Entre as fontes da B6, podemos citar o salmão, atum, cenoura, frango bem como as lentilhas.

Vitamina B7 (Biotina)

A biotina é a queridinha das mulheres, já que atua na saúde dos cabelos, pele e unhas e, por isso, recebeu o apelido de “vitamina da beleza”. Também possui papel importante no controle dos níveis de glicose em diabéticos.

A gema do ovo, em batatas, couve-flor, carnes e peixes são ótimas fontes de biotina.

Vitamina B9 (Ácido Fólico)

O ácido fólico é super conhecido, já que é muito utilizado como “fortificante” em farinhas para pães. Mas sua ação mais importante é durante a gravidez, já que suporta o crescimento saudável do bebê e previne defeitos neurológicos. Pesquisas também apontam a vitamina B9 como importante no combate à depressão e a perda de memória.

Possui diversas fontes, como aspargos, beterraba, salmão, leite e feijão.

Vitamina B12 (Cobalamina)

Atua em conjunto com a vitamina B9 na formação de células vermelhas sanguíneas, já que é crucial na produção da hemoglobina. 

Como possui somente fontes animais, sua deficiência é muito comum em pessoas veganas. Algumas delas são os peixes, mariscos, derivados do leite, ovos, carne bovina e suína.

Suplementação do Complexo B

Por conta dos nossos hábitos de vida, é muito difícil conseguir níveis adequados de todas as vitaminas somente a partir da alimentação. Nesses casos, como estamos falando de nutrientes essenciais à saúde, é muito importante recorrer à suplementação. Procure orientação de um profissional da saúde para te auxiliar na escolha do seu suplemento e sempre opte por empresas de confiança, com foco no seu bem estar e na qualidade dos produtos.

O Multi V, polivitamínico da Makai Nutrition®, possui 21 nutrientes e, entre eles, todas as vitaminas do Complexo B que citamos neste artigo.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 48 times, 1 visits today)