Os colágenos são proteínas de extrema importância estrutural em nosso organismo. Hoje vamos conhecê-los um pouco melhor, aprender suas funções, suplementação e suas fontes naturais.

Tipos de colágenos

Existem, ao todo, 28 tipos de colágenos e eles representam cerca 35% das proteínas em nosso corpo. Sua principal função é estrutural. Como trabalha como uma forma de “cola”, ele mantém os tecidos unidos, firmes e compõe articulações. Os tipos de colágeno mais importantes são:

  • Colágeno tipo I: Encontrado na pele, nos ossos, dentes e nos tendões, este é o mais abundante em nosso corpo. Suas fibras são grossas e possuem a maior resistência à tensões entre todos os tipos de colágeno;
  • Colágeno tipo II: tem forte atração por moléculas de água, funcionando como uma esponja e, por isso, é o colágeno que compõe as cartilagens do nosso corpo. A função de “mola” das cartilagens também é proporcionada por ele, o que gera suporte ao peso do nosso corpo, por exemplo;
  • Colágeno tipo III: este é o tipo responsável pela elasticidade. Assim, órgãos como útero, artérias e músculos intestinais são bons exemplos de onde podemos encontra-los;
  • Colágeno tipo IV: as moléculas deste tipo de colágeno possuem a capacidade de se ligar pelas extremidades para formar uma membrana que age como um filtro.

Fizemos um artigo sobre o Colágeno Tipo I. Clique aqui para ver!

Os colágenos possuem origem exclusivamente animal. Assim, encontram-se em grande quantidade na pele de bovinos, suínos, aves  e peixes. Também são obtidos de infusões feitas com ossos e cartilagens.

Além disso, outras proteínas podem ceder os aminoácidos necessários à produção do colágeno pelo nosso corpo. Entre eles, a Clara de ovo, leite e seus derivados são fontes destes aminoácidos.

Com essa informação responderemos a uma dúvida muito frequente: existe colágeno vegano? 

Sim. O nosso corpo possui a capacidade de juntar essas “peças” formadoras das proteínas de colágeno (os aminoácidos, vitaminas e minerais). Então, podemos utilizar os vegetais como fonte destes ingredientes. Primeiramente, a digestão quebra as proteínas do colágeno. Após essa etapa, nosso organismo usará os aminoácidos resultantes para a produzir colágeno conforme nossa necessidade.

Suplementação

E é exatamente por isso que a suplementação também funciona na reposição do colágeno. Nosso corpo possui a “receita” para a fabricação do colágeno. Tudo que precisamos fazer é fornecer os ingredientes. São eles: os aminoácidos formadores do colágeno, as vitaminas C, A, E e biotina, além dos minerais cobre e zinco.

Formas de suplementar o Colágeno

Existem diversos tipos de suplementos de colageno no mercado, com composições e formas diferentes na sua disponibilidade. Entre os mais comuns estão: o Colágeno hidrolisado, os peptídeos de colágeno e os precursores do colágeno.

Nosso organismo irá absorver cada um deles de uma forma, e essa é a grande diferença entre eles. Ou seja, o quanto desse suplemento o colágeno realmente consumirá em sua formação. A molécula original de colágeno é, então, quebrada em partes menores para facilitar a absorção.

A quebra do colágeno já foi capaz de conseguir resultados muito melhores comparado às tentativas anteriores de suplementação oral de colágeno. No entanto, os Peptídeos de Colágeno são ainda menores e, por isso, conseguem um resultado muito melhor, com cerca de 90% de absorção pelo nosso organismo.

É muito importante o acompanhamento de um médico ou nutricionista em qualquer tipo de suplementação. Mas, tão importante quanto, é ter as informações que te ajudem a escolher um suplemento de qualidade, que realmente vá te ajudar fornecendo os nutrientes que você precisa.

Continue acompanhando o nosso blog. Voltaremos a falar dos colágenos mais detalhadamente, além de outros assuntos muito informativos. Além disso, conheça o site da Makai® Nutrition.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 97 times, 1 visits today)