Como já conhecemos um pouco dos colágenos e suas funções, no nosso último artigo aqui do blog, hoje iremos manter nosso foco no colageno tipo I e aprender todos os benefícios de sua suplementação.

Veja o nosso post “Conhecendo os Colágenos”. Clique aqui!

Conceitos básicos:

O colágeno é uma proteína estrutural muito importante para o nosso corpo, atuando nos tecidos dando firmeza e elasticidade para a pele, os vasos sanguíneos, tendões, músculos intestinais, ossos e dentes entre outras coisas.

Existem cerca de 28 tipos de colágenos conhecidos, e eles são extremamente abundantes no nosso organismo, representando cerca de 30% do total de proteínas corporais. Dentre os tipos, existem os mais 

importantes: colageno tipo I, tipo II, tipo III e tipo IV.

Hoje vamos nos aprofundar no colágeno tipo I. Caso queira saber mais sobre o colágeno, seus  tipos e funções, dê uma olhada em nosso post anterior do blog.

O Colageno Tipo I

O colágeno tipo I é o mais comum, sendo encontrado em tendões, cartilagens, na pele, unhas e no cabelo. Suas moléculas se organizam paralelamente e formam fibras e feixes espessos e muito resistentes e, por isso, são os colágenos que constituem os tendões e a pele, por exemplo. 

O colágeno tipo I promove diversos efeitos benéficos à pele. Vamos ver alguns deles:

  • Controla o aparecimento de linhas de expressão e rugas;
  • Melhora a aparência do contorno facial;
  • Ajuda a manter a estrutura da pele firme e elástica.

Você pode se perguntar: Se o nosso corpo é capaz de produzir colágeno tipo I, então porque eu deveria suplementar?

Em diferentes fases da vida, a produção de colágeno em nosso corpo muda. A pele jovem é composta aproximadamente por 80% de colágeno tipo I e 15% de colágeno tipo III. Mas, conforme envelhecemos, nossa capacidade de repor o colágeno tipo I diminui cerca de 1,5% ao ano e a proporção entre os tipos de colágeno na pele muda, deixando a pele mais fina, rígida e frágil. Além disso, fatores externos como exposição a raios ultravioleta e alimentação também interferem na estrutura da pele. 

Então, como o colágeno tipo I é super importante, e o nosso corpo diminui sua produção com o tempo, devemos sim suplementar. Mas devemos, também, ter cuidado na escolha do suplemento de colágeno.

Os suplementos de Colágeno

Historicamente a suplementação oral de colágeno nunca recebeu muita credibilidade. Isso aconteceu pois as primeiras opções de colágeno no mercado eram em sua forma original, com moléculas grandes, o que dificultava sua absorção pelo nosso organismo, com somente cerca de 15% do colágeno sendo absorvido.

Com o surgimento de novas pesquisas e tecnologias, o Colágeno Hidrolisado começou a aparecer como opção de suplemento. Neste, as grandes moléculas de colágeno são quebradas em partes menores para facilitar a absorção. Mas ainda não foi suficiente e, posteriormente, uma nova forma foi desenvolvida: os Peptídeos de Colágeno.

Partes menores, resultados maiores.

“Peptídeos” são partes menores de uma proteína e, nesse caso, partes menores do colágeno tipo I. Assim, houve significativa melhora na absorção do colágeno tipo I pelo nosso organismo, atingindo cerca de 90% de absorção. 

O suplemento com peptídeos de colágeno agem de dentro para fora, estimulando o metabolismo da pele. Então, ocorre uma alta produção de colágeno  na derme e matriz extracelular, substituindo o que foi perdido decorrente da idade e as influências do meio ambiente. Como resultado temos uma pele com mais firmeza, suavidade e com menos rugas.

Não deixe de se orientar com um médico ou nutricionista na escolha do seu suplemento de colágeno. 

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

Clique aqui e visite o site da MAKAI®.

(Visited 150 times, 1 visits today)