Você sabe quais são as principais vitaminas para gestantes? A gestação é um momento único e maravilhoso para as mães. Mas também é uma fase de grande esforço para o organismo, pois demandas únicas ocorrem nessa fase e vários nutrientes são de extrema importância, tanto para a mãe quanto para o bebê. 

Vamos falar um pouco sobre eles abaixo. Mas antes disso, lembre-se de consultar seu médico ou nutricionista antes de ingerir qualquer tipo de suplementação. As informações contidas neste artigo são somente para fins informativos e não substituem orientações profissionais.

Vitaminas para gestantes e suas fontes

Ácido Fólico

O ácido fólico atua na proliferação celular e, portanto, uma das principais vitaminas indicadas para gestantes. No entanto, também age na regulação da expressão genética, síntese de neurotransmissores e no metabolismo de aminoácidos. Bem como pode ajudar a prevenir a depressão pós parto.

Fontes: algumas fontes conhecidas de ácido fólico são vegetais como: lentilha, feijão, quiabo e espinafre. Além disso, também está presente em grandes quantidades no fígado de bovinos e aves, como frango e peru.

Vitamina B6

A vitamina B6, também chamada de Piridoxina, possui funções muito importantes em nosso organismo. Entre elas, a formação do sistema nervoso e a produção de células vermelhas sanguíneas. Além disso, também atua como esteróide hormonal e na produção de ácido nucléico. 

Fonte: Carne suína, leite e ovos são exemplos de fontes animais. Entre as fontes vegetais estão, por exemplo, a aveia, a banana, o abacate, as sementes, nozes e gérmen de trigo.

Ferro

O ferro é crucial durante a gravidez pois participa do desenvolvimento do feto e da placenta. E como é parte fundamental da estrutura das hemácias, também é responsável por suprir a maior demanda de células vermelhas e de oxigênio que ocorrem neste período.

Fonte: entre as fontes de ferro, estão as leguminosas lentilha, grão de bico e ervilha. Bem como o feijão, a carne bovina, os crustáceos, peixes, nozes, aveia, espinafre e couve, entre outras.

Zinco

Este mineral é de grande valor, já que age no desenvolvimento cerebral do feto durante a gestação. Além disso, o zinco também participa do metabolismo de neurotransmissores e, por isso, ajuda a combater casos de depressão comuns no período gestacional.

O zinco também é um micronutriente  que atua no funcionamento do sistema imune e, assim, ajuda na prevenção de infecções bacterianas, virais e fúngicas durante a gestação.

Fonte: o zinco pode ser encontrado no feijão, em alguns cortes de carne bovina como patinho e acém, na linhaça, alguns frutos do mar como camarão e ostra, a gema do ovo e outras.

Iodo

O iodo é parte fundamental na síntese dos hormônios tireoidianos T3 e T4. Estes atuam no desenvolvimento dos órgãos, com destaque ao desenvolvimento cerebral antes, durante e após a gravidez. Sendo assim, o iodo ajuda a evitar má formação cerebral e preservar a capacidade de aprendizado da criança. Trata-se de um nutriente tão importante que, mesmo um caso de deficiência leve de iodo pode ser prejudicial ao desenvolvimento intelectual da criança. 

Fonte: Possui fontes animais e vegetais, e pode ser encontrada na carne suína, leite e ovos. Entre as fontes vegetais estão a aveia, a banana, o abacate, as sementes, nozes e gérmen de trigo.

Vitamina D

A vitamina D é de grande importância durante o período de gestação pois, quando em níveis adequados, reduz os riscos de diabetes gestacional, nascimento prematuro do bebê e pré-eclâmpsia. Níveis baixos de vitamina D também estão associados a uma maior incidência de depressão.

Caso queira saber mais sobre a Vitamina D, suas funções e fontes, visite nosso artigo aqui mesmo no blog.

Fonte: somos responsáveis pela produção da maioria da vitamina (cerca de 90%) que necessitamos a partir da exposição ao sol. A radiação UV-B dos raios solares ativa este processo que culmina na produção da vitamina D em nosso organismo. Em casos onde não há exposição suficiente ao sol, há necessidade de suplementação da vitamina D para que consigamos atingir níveis satisfatórios.

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante super potente e, por isso, ajuda na proteção e defesa de nossas células. A carência deste nutriente durante a gestação está associada a diversas injúrias tanto para a mãe como para o feto. Entre elas, as infecções, anemia, nanismo, aborto e desordens neurológicas, o que faz dela uma vitamina crucial no período da gravidez.

Fonte: Oleaginosas, vegetais verde-escuros, germe de trigo e óleos vegetais são fontes de vitamina E. Há também algumas fontes de origem animal, como a gema do ovo e o fígado.

Agora que sabemos mais sobre as principais vitaminas para gestantes, existem alguns cuidados a serem tomados

Primeiramente, é importante buscar orientação médica antes do uso de qualquer suplemento. A gravidez é um momento único e que deve ser acompanhado de perto por um profissional. Além disso, ter uma alimentação saudável e equilibrada também irá ajudar você a conseguir todas as vitaminas importantes.

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