Vitamina A: 5 motivos para você começar a cuidar dela!
Sobre a vitamina A:
Sempre que ouvimos falar em Vitamina A, também ouvimos sobre sua importância na afecção chamada “Cegueira noturna”. Para se ter uma ideia, a primeira menção documentada deste fato ocorreu no Egito cerca de 1500 a.C.
No entanto, naquela época ela não foi associada a nenhuma deficiência dietética. Tal fato ocorreu somente muito mais tarde, segunda metade do século XIX. Assim surgiram os primeiros relatos associando alterações oculares dependentes de deficiente aporte alimentar.
A descoberta efetiva da Vitamina A ocorreu em 1913 por dois grupos independentes de pesquisadores, McCollum & Davis, na Universidade de Wisconsin, e Osborne & Mendel, na Universidade de Yale.
Posteriormente, em 1919, notaram que a concentração desta vitamina variava de acordo com a coloração dos vegetais, o que serviu para confirmar sua natureza química. Então, a partir daí as descobertas ocorreram mais rapidamente, chegando aos fatos que conhecemos hoje. As plantas possuem um grupo de pigmentos rico em Vitamina A, chamados carotenóides. E essa lista inclui os mais famosos Ⲁ- caroteno e β-caroteno.
Agora que já exercitei meu lado historiador, vamos falar das funções da Vitamina A? rsrs
A vitamina A exerce diversas funções no organismo, como: a saúde da visão, o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção do tecido epitelial. Além disso, ela também atua na reprodução, na função imunológica e na prevenção de alguns tipos de câncer. Mas vamos falar um pouco sobre eles separadamente.
- Visão: A vitamina A faz parte da púrpura visual, estrutura presente na retina, que controla a visão na luz fraca. Por isso sua carência pode levar ao quadro chamado Cegueira Noturna;
- Imunidade: possui papel muito importante na saúde de nossas mucosas (nariz, boca, olhos, intestino e pele). E assim começa sua atuação no sistema imunológico, já que são nossas principais barreiras contra agentes invasores. Além disso, estimula a produção de anticorpos e substâncias relacionadas à resposta anti inflamatória e implicando diretamente na resistência orgânica contra infecções;
- Tecido Epitelial (Pele): Acima de tudo, age na diferenciação e no crescimento das células epiteliais, sendo imprescindível ao desenvolvimento normal do tecido ósseo e dentário. Além disso, a vitamina A tem ação inibitória da queratinização, atuando no controle de lesões.
- Inibição da Carcinogênese: antes de tudo, o efeito anti câncer da vitamina A se dá às custas de indução da diferenciação em células morfologicamente normais. Também promove identificação do fenótipo maligno com inibição de proliferação celular e pela melhoria nos mecanismos de defesa do hospedeiro. Além disso, o β-caroteno é protetivo contra danos produzidos pela irradiação;
- Gestação: durante a gravidez, a vitamina A é importante para a reprodução, crescimento e desenvolvimento fetal. Contudo, também atua na constituição da reserva hepática fetal, prevenção de quadros de eclâmpsia e crises hipertensivas.
Caso queira conhecer mais das vitaminas, visite o nosso artigo clicando aqui.
A hipovitaminose e os sinais de alerta:
A carência de vitamina A no organismo é conhecida como Hipovitaminose A e pode trazer complicações muito sérias. Sinais e sintomas de deficiência incluem as lesões da pele e infecções. Porém, a manifestação mais perceptível é a cegueira noturna.
Para que este quadro aconteça, a deficiência é grave. E ,se não cuidada, a cegueira noturna pode evoluir para cegueira definitiva. Em caso de sintomas, é de suma importância buscar ajuda médica e descobrir logo qual a causa para, assim dar início ao tratamento.
Alguns outros efeitos da carência descritos na literatura científica são:
- Pele seca, unhas quebradiças e queda de cabelo;
- Aumento da pressão do líquor e hidrocefalia;
- Anormalidades de reprodução, incluindo aborto e malformações;
- Doenças de pele;
- Cálculos renais e ureterais;
- Defeito para adaptação ao escuro (sinal mais precoce);
- Queda no sistema imunológico;
- Queratinização de membranas mucosas;
Fontes conhecidas de vitamina A:
A vitamina A tem como fontes os seguintes alimentos: beterraba, cenoura, batata doce, fígado, rim, ovos, couve, espinafre, mamão e manga.
Sendo assim, mantenha sempre hábitos saudáveis. Alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos ainda são as melhores formas de manter sua saúde em dia. E caso sua dosagem de vitamina A esteja abaixo do esperado, procure um médico ou nutricionista. E venha fazer uma visita ao nosso site pra conhecer o Multi-V.
As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.