O conhecimento sobre radicais livres e antioxidantes é super importante no cuidado da nossa saúde, é o que dizem. Mas você sabe realmente o que são antioxidantes? Como eles agem? No final desse artigo eu tenho certeza que você vai saber. Vem comigo!

O que são os Radicais Livres?

Radicais livres são moléculas “incompletas”, já que seus átomos possuem um número ímpar de elétrons, e isso as torna altamente reagentes. Assim, como agem sempre no intuito de conseguir um número par de elétrons, os radicais livres são capazes de capturar elétrons de proteínas que fazem parte da composição de células do nosso corpo. A proteína então se torna um novo radical livre e parte em busca de um um elétron em suas moléculas vizinhas e o ciclo continua.

Como assim???

Quando uma molécula perde ou ganha um elétron, ela deixa ser que o era. Sua função biológica muda, e é exatamente dessa mudança que vem o perigo dos radicais livres. Essa “mudança” da molécula pode torná-la inativa, mas também pode fazer com que ela se transforme em um produto tóxico ao nosso organismo. Células com moléculas alteradas também sofrem mudanças em suas características e esse é o grande problema gerado pelos radicais livres. Diversas doenças estão diretamente associadas com esse processo: alguns tipos de câncer, infarto do miocárdio, acidentes vasculares encefálicos (AVE), degeneração muscular, Alzheimer e Parkinson.

Como surgem os Radicais Livres?

Nosso organismo produz radicais livres o tempo todo a partir da conversão dos nutrientes que ingerimos em energia. Mas, nosso corpo só faz isso pois ele também produz substâncias que controlam os níveis de radicais livres, sempre em equilíbrio. O problema é quando esse equilíbrio se desfaz, e nosso organismo não é mais naturalmente capaz de lidar com tantos radicais livres. Esse evento é chamado Estresse Oxidativo.

Diversas situações podem gerar o aumento de radicais livres em nosso organismo, como a ingestão de bebidas alcoólicas, o consumo de cigarros, alimentos com resíduos de pesticidas e outros aditivos químicos, poluição do ar e, até mesmo, o estresse.

E como o nosso corpo combate o Estresse Oxidativo? 

Bom, é aí que os famosos Antioxidantes entram em ação. Os antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias capazes de doar um elétron ao radical livre sem perder sua função biológica, ou seja, eles continuam estáveis e interrompem a cascata de formação de radicais. Assim, após esse processo o radical também se torna estável e é eliminado do nosso corpo, cessando o estresse oxidativo.

Pesquisas apontam que, quando nosso organismo possui uma grande capacidade antioxidante, a chance de desenvolvermos aquelas doenças citadas lá no início do artigo é diminuída drasticamente.

Existem muitos tipos de substâncias antioxidantes, mas as mais conhecidas são a Vitamina E, a vitamina C, a glutationa, os carotenóides e os flavonóides. Quando possuímos uma alimentação equilibrada, fornecemos ao nosso corpo muitos antioxidantes e, além disso, também possibilitamos que o nosso organismo produza mais desses antioxidantes.

Fontes de antioxidantes:

Alguns alimentos ricos em antioxidantes são: azeite de oliva, açafrão, pepino, frutas vermelhas, sementes de abóbora, peixes de água fria, linhaça e a sálvia.

Caso você não possua uma alimentação tão equilibrada, busque ajuda do seu médico ou nutricionista. Existem diversos suplementos com alto poder antioxidante, como os multivitamínicos bem como as cápsulas de ômega-3 com adição  de vitamina E. Escolha somente suplementos de alta qualidade para te ajudar a obter uma vida mais saudável e equilibrada.

Visite o nosso post sobre os benefícios do ômega-3 e como eles atuam nas funções de radicais livres e antioxidantes.

No site da Makai Nutrition você encontra várias opções de suplementos de extrema qualidade, feitos com todo o carinho e que te farão sentir os benefícios diariamente.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 99 times, 1 visits today)