Os lipídios e sua importância:

Primeiramente, antes de falarmos dos benefícios do ômega 3, precisamos falar um pouco sobre os lipídios.

Já é sabido que alguns compostos lipídicos (óleos, ceras, e gorduras) são super importantes para nossa  saúde, já que participam de diversos processos em nosso organismo e são essenciais à vida.

Por exemplo, os lipídios possuem como principal função o armazenamento de energia. Mas além disso, têm grande importância em sua função estrutural, como componentes das membranas de nossas células, na sinalização celular e na produção de hormônios. Por isso é importante mantermos uma dieta balanceada, incluindo lipídios de boa qualidade, na tentativa de suprir nossas necessidades diárias desses nutrientes.

Mas e se sua alimentação não for suficiente? E se, mesmo sendo super saudável e cuidadoso com sua dieta, você ainda não conseguir atingir as doses diárias recomendadas?

Então, nesse caso será necessário recorrer a um suplemento alimentar. E os benefícios do ômega 3 fazem dele uma ótima escolha como fonte extra de lipídios, já que o mesmo possui ácidos graxos essenciais e ainda é combinado com Vitamina E, outro nutriente lipídico com dose diária difícil de ser atingida.

Os ácidos graxos presentes no Ômega-3 não podem ser produzidos pelo nosso organismo e, por isso, devem ser obtidos em nossa dieta. Mas, quando combinados à Vitamina E, estes ácidos graxos trazem um conjunto ainda mais especial de benefícios. Então, definitivamente lembre-se dessa informação quando for escolher o seu suplemento.

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Os benefícios do ômega 3:

  1. Antes de mais nada sabemos que alguns dos ácidos graxos presentes no ômega-3 têm importante função na formação, desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina (1-3). Em outras palavras, o ômega 3 promove a saúde geral do seu cérebro e, consequentemente, gera melhorias na memória e em outras funções cognitivas.
  1. Possui ação anti-inflamatória, pois promove formação de leucotrienos e prostaglandinas da série ímpar, e diminuem a produção de ácido araquidônico (4).
  1. Reduzem os níveis de triglicerídios séricos e, portanto, promovem redução da pressão arterial em pacientes hipertensos (4-7);
  1. Previne doenças cardiovasculares, pois atua diretamente na diminuição de substâncias oxidativas nas células dos vasos sanguíneos (5, 6);
  1. Antes de tudo, na prática de atividades físicas o ômega-3 diminui os efeitos pós-treino pois facilita a recuperação muscular e, além disso, há aumento de força e potência muscular, melhoria considerada no ganho de massa muscular e por fim, o ômega-3 acelera a redução de gorduras em indivíduos obesos (8-12);
  1. Controle dos níveis de Colesterol Total assim como a diminuição do colesterol LDL. Além disso, o ômega-3 também promove o aumento do colesterol HDL (colesterol “bom”), que também ajuda neste sentido.

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Espero ter lhe ajudado a conhecer melhor os benefícios do ômega 3…

São muitos os prós da ingestão regular de Ômega-3 e por isso é tão importante manter uma boa alimentação. Mas, a combinação de uma dieta bem balanceada e a prática de exercícios físicos ainda é a melhor forma de manter uma vida saudável. Portanto, caso sejam necessários, sempre escolha muito bem os seus suplementos. 

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As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

Referências Bibliográficas:

  1. SanGiovanni JP, Chew EY. The role of omega-3 long chain polyunsaturated fatty acids in health and disease of the retina. Progr Retin Eye Res. 2005; 24(1):87-138.
  2. Chen Y, Hougton LA, Brenna JT, Noy N. Docosahexaenoic acid modulates the interactions of the interphotoreceptor retinoid-binding protein with 11-cis-tetinal. J Biol Chem. 1996; 271(34): 20507-15.
  3. Simonian NA, Coyle JT. Oxidative stress in neurodegenerative diseases. Ann Rev Pharmacol Toxicol. 1996; 36(1):83-106.
  4. Fornazzari e colaboradores. Ácido graxo ômega e a saúde humana.2007
  5. Wilmore, J. H., & Costill, D. L. (1999). Obesity, Diabetes and Physical Activity. Physiology of Sport and Exercise (2ª Ed.). Human Kinetics, Champaing, Illinois.
  6. Fett, C. A., & Fett, W. C. R. (2003). Correlação de parâmetros antropométricos e hormonais ao desenvolvimento da hipertrofia e força muscular. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 11(4), 27-32. 
  7. Fett, C. A., Maestá, N., & Burini, R. C. (2002). Alterações metabólicas, na força e massa musculares, induzidas por um protocolo de musculação em atletas sem e com a suplementação de Omega-3 (W-3) ou triglicérides de cadeia média (TCM). Fitness & Performance Journal, 1(4), 28-35. doi: 10.3900/fpj.1.4.28.p  
  8. Fett, C. A. (2001). Composição corporal, ganho de força e resposta à exaustão, no treinamento hipertrófico, em presença da suplementação com ácidos graxos w-3 ou triglicerídios de cadeia média (Dissertação de Mestrado em Biodinâmica Humana). Universidade do Estado de São Paulo.
  9. Huang, T., Tarp, J., Thorsen, A. K., Froberg, K., Andersen, L. B., & Bugge, A. (2015). Associations Of Adiposity And Aerobic Fitness With Executive Function and Math Performance in Danish Adolescents. Journal of Pediatrics, 167(4), 810-5. doi: 10.1016/j.jpeds.2015.07.009
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