Polivitamínico engorda ou não? Aposto que você já se deparou com essa pergunta alguma vez na sua vida. Vamos falar um pouco sobre o assunto e tentar responde-la da melhor forma possível.

Vitaminas: algumas coisas que você precisa saber.

Vitaminas são um grupo de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo humano. Elas possuem muitas funções importantes, como:

  1. Proteção das nossas células contra radicais livres;
  2. Auxiliam o sistema imunológico;
  3. Atuam na coagulação sanguínea;
  4. Promovem melhorias na visão;
  5. Ajudam na formação das células sanguíneas;
  6. Combatem o envelhecimento das células;
  7. Atuam na formação dos ossos;
  8. Previnem doenças cardiovasculares
  9. Proteção do sistema reprodutor e muitas outras.

Visite o nosso artigo sobre vitaminas e entenda mais sobre o assunto. Clique aqui!

Doses diárias recomendadas e a suplementação

Atingir as doses diárias de todas as vitaminas somente com a alimentação é praticamente impossível. Por mais saudável e balanceada que seja a nossa dieta, outros fatores como doenças do trato digestivo, por exemplo, interferem diretamente em nossa absorção de vitaminas. E esses fatores nos impedem de atingir tais níveis. Essa situação pode acarretar um quadro de hipovitaminose. Ou seja, a deficiência de vitaminas em nosso organismo.

Nesses casos, o ideal é combinar uma dieta balanceada com um bom suplemento vitamínico. Sendo assim, a tarefa de atingir os níveis recomendados de cada vitamina é muito mais fácil.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre as vitaminas, vamos falar sobre a maior dúvida relacionada ao assunto: a ingestão de um suplemento polivitamínico engorda?

Hoje em dia o número de pessoas preocupadas com a boa forma e com uma vida saudável  cresceu. E perguntas como essa sobre os suplementos vitamínicos acabam surgindo. E a resposta, do ponto de vista calórico, é bem simples e direta: NÃO. Dizer que a ingestão de um suplemento polivitamínico engorda é FAKE

Polivitamínico não engorda!

No entanto, é importante ter um pouco de cuidado…

Ainda assim, antes de tomarmos essa afirmativa como uma regra é importante entender mais alguns fatores.

Por mais que os polivitamínicos não sejam capazes de causar sozinhos o aumento do peso, é importante ressaltar que não é impossível que uma pessoa engorde enquanto faz uso dos mesmos. Esse efeito indireto ocorre se o usuário não cuidar da alimentação. Exagerar em comidas gordurosas, sobremesas etc.

Mas, o cenário pode ficar ainda pior caso essa mesma pessoa ainda leve uma vida sedentária. Por exemplo: Ela usa o suplemento para suprir deficiências vitamínicas e, como passe livre, relaxa na dieta e na prática de exercícios físicos. Assim, vai acabar ganhando peso em consequência da falta de equilíbrio entre os alimentos e a prática de exercícios.

Contudo, um caso que deve ser citado. Pessoas com deficiência de vitamina B12 podem apresentar perda de apetite. Então, quando fazem uso de polivitamínicos contendo a Vitamina B12 e corrigem o problema de perda de apetite, acabam ganhando peso. Por isso a importância do equilíbrio na alimentação.

Equilíbrio e orientação!

Portanto, se você optar pelo uso de um suplemento vitamínico, há algumas coisas que você deve levar em consideração. Em primeiro lugar, escolha um suplemento de qualidade, onde você encontre todos os nutrientes necessários e em doses adequadas. Em segundo lugar, sempre siga a orientação do seu médico ou nutricionista. Além disso, leia com cuidado os dados contidos no frasco para que possa suprir de maneira correta a sua carência.

Sobretudo, tenha equilíbrio. Fazendo isso você terá somente bons resultados com a ingestão de vitaminas.

Conheça o Multi-V da MAKAI®. Clique aqui e visite o nosso site.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 192 times, 5 visits today)